Espaço Baleia Jubarte está aberto para visitação, único entre as capitais
Um espaço para conhecimento e contemplação da natureza que nenhuma outra capital do País dispõe. Vitória é uma das duas cidades que abrigam um Espaço Baleia Jubarte, um local que oferece ensinamentos sobre esse mamífero, que, no Brasil, habita, principalmente, o Espírito Santo e a Bahia em seu período reprodutivo.
Logo na entrada, os visitantes se deparam com uma réplica do animal e quadros explicativos sobre o local, que é fruto de uma parceria de gestão compartilhada entre as secretarias municipais de Cultura (Semc) e Meio Ambiente (Semmam) de Vitória e o Instituto Baleia Jubarte.
Ossadas, réplica e exposição fotográfica
Além de informações sobre as baleias jubarte, os visitantes aprendem sobre outros cetáceos, um grupo de mamíferos que engloba baleias, botos e golfinhos, e que vive exclusivamente no meio aquático.
Uma exposição de fotos, além de ossadas, materiais biológicos e uma réplica de uma nadadeira de baleia completam o passeio.
Entre junho e novembro, período de observação das baleias jubarte, o espaço é utilizado como apoio aos embarques turísticos, também com palestras de conscientização sobre a preservação do meio ambiente.
Visita
A professora Darlene Fabri, moradora do bairro Consolação, conta que passeava na Praça do Papa com as pequenas Janaína e Melina quando se deparou com a réplica da jubarte. “Eu não conhecia o espaço. Achei o projeto superinteressante e importante para a conscientização e educação ambiental”, disse.
Darlene destacou a importância do Espaço Baleia Jubarte para o conhecimento sobre Vitória e o Espírito Santo e elogiou a organização do local. Todo recurso arrecadado é destinado à manutenção do local e a atividades de sensibilização e conservação de baleias e golfinhos.
Biodiversidade
“Vitória tem uma biodiversidade rica e uma localização privilegiada. Vamos trabalhar mais com essas potencialidades do município. Nossa cidade está localizada nas adjacências do banco de Abrolhos, o grande berçário das baleias jubarte. Podemos conhecer sem destruir”, destaca o secretário Marcelo de Oliveira, que responde pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
Seguindo os protocolos de saúde, os visitantes devem usar máscara ao longo de todo o passeio. No local, também há álcool disponível.
O outro Espaço Baleia Jubarte está localizado na Praia do Forte, município de Mata de São João, na Bahia.
Serviço
Espaço Baleia Jubarte
Local: Praça do Papa, Enseada do Suá, Vitória
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 16h
Entrada R$ 5 (inteira) / R$ 2,50 (meia)
Telefone: 3022-6691
Fonte/Foto: Prefeitura de Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.