Prefeitura de Vitória vai abrir nova licitação para manutenção da iluminação pública
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) vai abrir licitação, até o próximo mês de março, para contratação da empresa que fará a manutenção e os serviços da iluminação pública da capital.
Isso porque um diagnóstico da atual gestão apontou que o contrato herdado da administração passada não atende às necessidades do município.
Dessa forma, a empresa vencedora terá condições de executar trabalhos atualmente não contemplados. Para se ter uma ideia, serviços emergenciais deixaram de ser executados. A iluminação da orla da capital, das vias e de acesso a bairros, além de áreas de lazer, ficam comprometidos e mal iluminados.
“Neste momento, não é possível a execução de reparos, consertos e obras emergenciais, o que prejudica a rotina da Setran. Os documentos e procedimentos que previam a contratação e todos os procedimentos de medição e fiscalização dos serviços prestados estão sendo revisados para atender às necessidades de manutenção do parque de iluminação de Vitória”, disse o titular da Setran, Alex Mariano.
Transparência
O gestor destacou ainda a necessidade da transparência dos gastos públicos para que os moradores saibam como e onde os recursos são investidos. “Precisamos expor a situação real, justamente, para que os moradores entendam nossa dificuldade de atendê-los, neste momento, prontamente”.
Vandalismo
As equipes da Prefeitura estão percorrendo as vias para identificar os danos causados por vandalismo, em especial, furtos de cabos, afetando, além da iluminação pública, a comunicação do parque semafórico.
“Esse é mais um problema. Devido a problemas no contrato anterior, há dificuldade, inclusive, para a implantação de novos projetos”, lamentou Alex.
Até o ano passado, a média era de dois a quatro semáforos vandalizados por dia. Este ano, a Guarda Municipal intensificou as ações para inibir esse tipo de crime e, após a prisão de alguns suspeitos, a quantidade de registros passou a ser bem menor. “A diminuição da depredação mostra o empenho em termos soluções práticas e imediatas”, destacou Alex.
Somente neste mês, em 20 dias, o prejuízo já acumulado com atos de vandalismo está em torno de R$ 400 mil, entre furtos de cabos de cobre, destruição de luminárias viárias, danos em postes ornamentais e quebra de caixas de passagem e medidores de energia.
Confira algumas vias que estão sem iluminação devido a furto de cabos e vandalismo:
– Avenida Adalberto Simão Nader;
– Avenida Dante Michelini;
– Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes;
– Avenida Saturnino de Brito, em toda extensão das praças, quadras de esporte e orla;
– Avenida Américo Buaiz;
– Rua José Miranda Machado (Curva da Jurema);
– Rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, atrás do Shopping Vitória;
– Diversos pontos da orla da Enseada do Suá;
– Diversos pontos da Praça do Papa;
– Avenida Nossa Senhora dos Navegantes;
– Viaduto Caramuru;
– Escadaria Acyr Guimarães.
As denúncias podem ser feitas pelo 156 (on-line ou telefone) e pelos canais de denúncia 181 e 190.
Fonte: Reprodução PMV
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.