Preservação: Ação coletiva chama atenção para a vida marinha

Preservação: Ação coletiva chama atenção para a vida marinha
Ação coletiva pela vida marinha

Uma ação coletiva em prol da vida marinha movimentou a Praça da Ciência e a praia em seu entorno, na manhã deste domingo (12). A iniciativa, que era uma das atividades de comemoração dos 470 anos da Capital, promoveu a participação da sociedade e de educadores da rede de ensino de Vitória. A ação envolveu a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), o Projeto Amigos da Jubarte e o Instituto Canal. A vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, participou da ação.

As atividades, que envolveram exposição fotográfica, intervenção na praia e uma atividade formativa para profissionais da rede de ensino da Capital, foram pensadas para que as pessoas se sensibilizem com os impactos ambientais provocados por ações humanas e se tornem protagonistas de novas ações. Com os profissionais da rede de Vitória, foi realizado o workshop “Preservação da Vida Marinha na Cidade de Vitória”.

A vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, destacou a importância da causa da sustentabilidade e do cuidado ambiental. “As nossas crianças precisam receber um planeta onde elas possam viver com saúde e com todos os recursos que nós temos. Para isso, precisamos cuidar do nosso planeta”, disse.

“A Secretaria de Educação já vem com essa parceria com o Projeto Amigos da Jubarte e o Instituto Canal, que fomenta a preservação da vida marinha. Nós tivemos hoje um workshop para professores que já trabalham com o tema, e a perspectiva é que, com essa formação, a gente faça expedições para, a partir do ano que vem, levar os estudantes para ver as baleias jubarte”, disse a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, lembrou que o envolvimento da sociedade junto ao poder público é fundamental para a preservação ambiental. “Se a gente estiver sempre juntos, conseguiremos criar uma agenda mais sustentável em Vitória”, disse.

Educação ambiental

A Educação ambiental nas escolas públicas municipais de Vitória busca desenvolver os princípios básicos da sustentabilidade. Dentre os muitos temas socioambientais que são desenvolvidos, a preservação do oceano e das vidas marinhas é também muito significativa para que os estudantes se apropriem de conceitos e vivenciem a aprendizagem no território.

Este ano, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) está ampliando sua rede de colaboradores a fim de cumprir a proposta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), de que o período entre 2021 a 2030 seja a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Reprodução: PMV