Pedestres ganham mais segurança com a instalação de novas botoeiras
Semáforos instalados em cruzamentos de Vitória ganharam mais 21 botoeiras, equipamento que tem como função sinalizar a demanda por travessia de vias. Com a instalação das botoeiras, a capital conta, a partir de agora, com 63 desses dispositivos, por meio dos quais os pedestres podem demandar a travessia de forma segura.
As botoeiras têm, também, a escrita em braille e servem aos deficientes visuais. Possuem sinal sonoro, alerta de voz e estão adequadas à resolução 704/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Fluxo
Com o objetivo de investir em sinalização vertical, seguindo o cronograma atual de instalação do município, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) instalou as novas botoeiras em diversos pontos onde há intenso fluxo de pedestres.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, os dispositivos agregam e são muito úteis à sinalização vertical nos cruzamentos de maior adensamento onde pedestres sentem mais dificuldade para se locomoverem.
Segurança
Segundo o gestor, as botoeiras são instaladas, na maioria dos casos, em trechos retos, onde há grande número de pedestres transitando e existe a dificuldade na travessia pela intensidade de fluxo de veículos. Todos os pontos são avaliados antes da instalação dos equipamentos.
“As botoeiras estão situadas, principalmente, em regiões próximas a comércios, escolas ou áreas que costumam, em determinados horários do dia, concentrar número elevado de pessoas para atravessar as vias no mesmo instante, permanecendo o sinal verde durante todo o restante do tempo sem comprometimento do trânsito”, explica.
Alguns cruzamentos que receberam a botoeira estão localizados em Jardim Camburi, na Enseada do Suá, Praia do Canto, avenida Beira Mar, Bento Ferreira, Centro, Jardim da penha e na avenida Vitória.
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.