Baía das Tartarugas: Semmam mantém ações de proteção e melhorias da APA

Baía das Tartarugas: Semmam mantém ações de proteção e melhorias da APA

Abrigo da biodiversidade marinha, a Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas é o centro de ações de proteção e de fiscalização ambiental. Muitas iniciativas já vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

O objetivo das ações é assegurar a preservação e a melhoria da qualidade ambiental dos ecossistemas costeiros, como a recuperação de áreas de restingas, a fiscalização embarcada, as ações fiscais sobre ligações de esgoto e o monitoramento da qualidade da água (balneabilidade).

Para proteger a fauna marinha, agentes de Proteção Ambiental da Semmam realizam operações embarcadas em toda a Apa da Baía das Tartarugas rotineiramente. A fiscalização também atua com abordagens educativas nos dias que antecedem o defeso de espécies como o do sururu de costão rochoso, e a atuação é intensificada durante os períodos de proibição da pesca ou da cata de mariscos.

A rotina de fiscalização em terra é um dos fatores que contribuem para a balneabilidade da orla da APA da Baía das Tartarugas. Desde o início deste ano, as inspeções deixaram de ser feitas por bairros e passaram a alcançar bacias de drenagem, impulsionando os resultados da fiscalização.

Neste sentido, várias ações foram realizadas na região do Rio Camburi e tiveram impactos imediatos e expressivos, como o aumento do volume e da qualidade da água do rio e redução do odor. Atualmente, o ponto em que o rio Camburi deságua na praia é próprio para banho.

Com as obras no sistema de drenagem da Guardeia (Pontos 12 e 12A), na Curva da Jurema, e a fiscalização para a ligação à rede coletora, a praia passou a ficar várias semanas sendo classificada como local próprio para banho, bandeira verde, um feito inédito.

Resultados importantes

Com ações de limpeza da baía de Vitória, reforço na fiscalização de ligações irregulares de esgoto e intervenções no sistema de drenagem, mais pontos monitorados estão permanecendo próprios para banho por períodos mais longos. Apenas eventos pontuais, como chuvas fortes, interrompem longas séries de balneabilidade adequada.

Em Camburi, dos nove pontos monitorados entre Jardim Camburi e Jardim da Penha, todos encontram-se próprios para banho desde o dia 26 de maio, totalizando 13 semanas consecutivas nessa condição. Na ilha de Vitória, no trecho que abrange as praias do Iate Clube, Praça dos Desejos, Curva da Jurema, Ilha do Frade e Ilha do Boi, já são 15 semanas consecutivas com bandeira verde.

 

Reprodução: PMV