Chamamento público para serviço de Família Acolhedora é lançado na capital

Chamamento público para serviço de Família Acolhedora é lançado na capital

A Secretaria de Assistência social de Vitória (Semas), por meio do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS), lançou o Edital de Chamamento Público 01/2021, publicado no Diário Oficial de Vitória desta quinta-feira (07). O objetivo é selecionar propostas para celebração de Termo de Colaboração com Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), que prestem o serviço de acolhimento no modelo “Família Acolhedora”. O Edital e seus anexos estão disponíveis, na íntegra, no Portal de Documentação Oficial da PMV.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, reforça a importância desse tipo de acolhimento. “O edital de chamamento para entidades que possam ser parceiras para execução do Família Acolhedora é um passo importante para que possamos atender , cada vez, com mais qualidade as crianças que precisem de acolhimento”, diz.

O prefeito Lorenzo Pazolini considera a necessidade do convívio num ambiente acolhedor. “É muito importante para nossas crianças e adolescentes que as famílias que tenham disponibilidade afetiva nos ajudem a melhorar a qualidade de vida delas. O convívio num ambiente familiar é de extrema importância para os que se encontram em situação de vulnerabilidade não somente social, mas também física e emocional. Eles merecem receber todo o apoio e se sentirem acolhidos num ambiente familiar. O Família Acolhedora garante crescimento, por meio da troca de afeto e experiências, para quem acolhe, e para aqueles que recebem a oportunidade de estar num espaço familiar”, destaca.

Apresentação das Propostas

As entidades que prestem o serviço no modelo de Família Acolhedora, interessadas em participar devem apresentar a proposta na forma do item 6 do Edital, até o dia 07 de novembro, obedecendo o prazo de 30 dias corridos, contados da data de disponibilização do Edital.

A entrega dos documentos exigidos deve ser feita no Gabinete da Secretaria de Assistência Social, sempre das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. A Semas funciona na Casa do Cidadão, na Avenida Maruípe, 2544, Itararé, Vitória/ES, CEP: 29.047-495 – Bloco “c”, 2º piso.

De acordo com o disposto no edital, deverão ser apresentados, unicamente, os documentos solicitados, evitando-se duplicidade e a inclusão de documentos supérfluos; não serão consideradas as propostas apresentadas após o prazo estabelecido.

Pedidos de informações e esclarecimentos devem ser dirigidos à Comissão de Seleção por meio do e-mail comissaosemas@ vitoria.es.gov.br, em até 10 (dez) dias úteis anteriores à data limite para envio da proposta.

Família Acolhedora

O Programa Família Acolhedora é uma política pública municipal de apoio e proteção social especial voltada a criança e ao adolescente. O acolhimento feito pelas famílias é provisório e assegura às crianças e adolescentes, vítimas de abandono, negligência e formas múltiplas de violência, o direito fundamental e constitucional à convivência familiar e comunitária.

Para as famílias acolhedoras é importante compreender que acolher uma criança e/ou adolescente não significa uma adoção, mas o compromisso de tornar-se parceira no atendimento e na preparação para o retorno da criança e/ou adolescente à família de origem.

Podem se tornar uma família acolhedora pessoas acima de 25 anos de idade e residentes no município de Vitória que não tenham nenhum tipo de pendências judiciais.

 

Reprodução: PMV