CMV: combate à pandemia é destaque em prestação de contas da Saúde

CMV: combate à pandemia é destaque em prestação de contas da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vitória realizou nesta quarta-feira (11) à prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre do ano. A apresentação ocorreu durante audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores Vitória, com destaque para as ações de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), na capital.

Para a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen, o período foi marcado por grandes desafios impostos pela pandemia, considerando que além da celeridade na vacinação, marca da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, foi dada prioridade à assistência aos sintomáticos respiratórios, em todos os pontos de atendimentos. “Monitoramos os sintomáticos respiratórios, acolhemos e fizemos a captação precoce de casos graves, ofertamos testes rápidos em nossas Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos e também o exame de PCR”, pontua.

Ela explica, ainda, que tem sido realizado o monitoramento sistemático de dados em saúde, como o número de notificações, a ocorrência de internações e de óbitos, dentre outros, com a finalidade de identificar o traçado epidemiológico e direcionar, de forma dinâmica, às estratégias de intervenção.

“Essas ações somadas refletem resultados positivos, mas é muito importante que todos mantenham os cuidados, como o uso da máscara, manter o distanciamento, sempre higienizar as mãos”, reforça a secretária.

 

Imunização

Vitória já aplicou 373.198 doses da vacina contra a Covid, sendo 244.494 com a primeira dose, o que representa 90% da população adulta vacinada e 128.704 da segunda dose e dose única, o que representa 47,4 %totalmente imunizada.

De acorodo com Thais, o esperado com o avanço da vacinação plena, agora ampliada para a população geral por faixa etária, é conferir uma maior proteção e diminuição do agravamento para a infecção por Covid-19, da população já contemplada. Dado o avanço da vacinação, observa-se uma redução nos óbitos em pessoas com idade acima de 60 anos.

“Para atingirmos a cobertura vacinal plena, salientamos à importância da vacinação e do retorno para receber a segunda dose, obedecendo o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde”, completou Thais.

 

Destaques
Confira outras ações destacadas na prestação de contas:

  • Índice de cobertura de medicamentos: 97,12%;
  • Início da Vacinação contra a Influenza (Gripe);
  • Implantação do Vacinômetro, que traz dados atualizados da imunização contra Covid em Vitória. Nele, os cidadãos podem acompanhar todas as informações sobre a vacinação contra a Covid em Vitória no Vacinometro.
  • Intensificação das ações de combate ao mosquito. Foram realizados mutirões para vistoria e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em 100% dos bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d’água, controle de larvas em obras e carro fumacê.
  • Vitória retomou o atendimento ao cuidado programado, gestantes, idosos, saúde mental. As Unidades de Saúde e suas Equipes planejam as ações, buscando organizar e distribuir as ofertas de atendimento programado e atendimento às demandas, inclusive aos pacientes com sintomas respiratórios, casos agudos e/ou urgências ambulatoriais.
  • Escola Técnica do SUS (Etsus): Única Escola Técnica do SUS, Inovação em Pesquisa, Integração Ensino-Serviço e Educação Permanente em Saúde.

Reprodução PMV

Foto: reprodução CMV