Comissão aprova projeto que cria programa nutricional para pessoas com autismo

Comissão aprova projeto que cria programa nutricional para pessoas com autismo

Outras comissões da Câmara dos Deputados ainda precisam analisar a proposta

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1083/22, do deputado José Nelto (PP-GO), que institui um programa nacional de terapia nutricional para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Entre os objetivos do programa estão:

  • promover a saúde da pessoa com TEA, por meio da atuação de profissionais especializados das unidades das redes pública e privada de saúde; e
  • desenvolver dietas adequadas, a fim de minimizar a seletividade alimentar e os comportamentos compulsivos na alimentação.

A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), recomendou a aprovação da proposta. Ela explica que os modos repetitivos de quem tem o transtorno do espectro autista podem estender-se aos hábitos alimentares, restringindo o consumo a poucas categorias de alimentos.

“Os comportamentos alimentares específicos de crianças com TEA podem contribuir no desenvolvimento de deficiências nutricionais”, alertou.

Segundo Flávia Morais, a alimentação de indivíduos com TEA é um desafio, principalmente para as equipes multiprofissionais da Atenção Primária à Saúde. “Neste ponto, é fundamental a intervenção de um nutricionista para avaliar a dieta de cada pessoa e propor substitutos com mesmo valor nutricional, mas que sejam mais bem tolerados”, avaliou.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.