Emenda de Messias Donato exige revalidação de diplomas para estrangeiros atuarem no Programa Mais Médicos

Emenda de Messias Donato exige revalidação de diplomas para estrangeiros atuarem no Programa Mais Médicos
Foto: Reprodução.

O deputado federal Messias Donato (Republicanos/ES) apresentou a emenda de nº 7 à Medida Provisória nº 1.165 de 2023, que atualiza o Programa Mais Médicos. O objetivo é autorizar a atuação de profissionais estrangeiros no programa somente após a realização do Revalida.

A certificação do Revalida será para os médicos formados em instituições de educação superior estrangeiras; médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da Medicina no exterior; médicos estrangeiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior; e médico intercambista, que é o formado em instituição de educação superior estrangeira com habilitação para exercício da Medicina no exterior.

Donato afirma que “a revalidação de diplomas obtidos no estrangeiro é uma ferramenta fundamental para a aferição da qualidade dos profissionais com diploma de nível superior habilitados para trabalhar no Brasil”.

Ele defende que a permissão só deva ser concedida a partir do Revalida, pois “na Medicina, em especial, não se trata apenas de uma questão de qualidade ou de verificação de equivalência na formação, mas de uma proteção e garantia de que a vida dos cidadãos brasileiros será preservada”.

Fonte: Republicanos na Câmara.