Mais de meia tonelada de lixo são retiradas das praias e ilhas da capital

Mais de meia tonelada de lixo são retiradas das praias e ilhas da capital
Mutirão Praia Limpa com apoio dos bombeiros

A manhã deste sábado (3) começou diferente em Vitória. Bem cedo, por volta das 8 horas, tiveram início as ações do projeto “Praia Limpa”, que mobilizou técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Corpo de Bombeiros Militar e organizações como o Instituto Últimos Refúgios, Cardume, Volta na Ilha, Projeto Pegada e Iate Clube.

Quem participou de toda a ação que retirou 630 quilos de lixo das praias e ilhas de Vitória juntamente com o subsecretário de Controle Ambiental, Renan Guimarães Escopeli Gomes, foi o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.

“Essa ação conjunta é fundamental para continuarmos cuidando da cidade, zelando pelo bem estar das pessoas e trazendo desenvolvimento sustentável para o município. Isso é muito importante! Precisamos preservar o meio ambiente e garantir o futuro da atual e das próximas gerações”, afirmou. “Tenho certeza que atividades como a de hoje geram conscientização para as crianças, adolescentes e adultos. Cuidar da baía de Vitória e de suas ilhas é um importante compromisso nosso”.

O mutirão ambiental durou quatro horas. Foi feita a limpeza da areia de praias, retirada de vegetação estranha à restinga, remoção de lixo e atividades de educação ambiental junto à população, que também participou ativamente recolhendo materiais descartados indevidamente no meio ambiente.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Afonso Amorim, reiterou a importância da atividade que também integra a Semana de Combate a Incêndios da corporação. “Hoje, nesta importante ação, estamos indo especialmente a locais com uma dificuldade maior de acesso para recolher esse material sujo que causa tantos danos ao meio ambiente. Estamos com diferentes embarcações para levar nossa equipe e voluntários até esses pontos”, explicou o capitão.

Além da praia de Camburi, o “Praia Limpa” também atuou na Ilha do Fato e na praia da Ponta Formosa.

Conscientização

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental, Jacirlane Mara, com todos os cuidados para prevenção à Covid-19, foi possível oferecer oficinas para adultos e crianças, como as de composteira doméstica (para reaproveitamento dos resíduos de vegetais), vasos autoirrigáveis com garrafas pet e puffs, também com garrafas plásticas.

 

Reprodução: PMV