Médicos da capital participam de curso ofertado pela Secretaria de Saúde de Vitória
Médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família de Vitória iniciaram, nesta terça-feira (31), o curso “Aperfeiçoamento em Manejo Clínico para Médicos da Atenção Primária à Saúde”.
Ofertado pela Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), por meio da Escola Técnica do SUS (ETSUS), o curso será eminentemente prático, com trabalho em subgrupos.
O desenvolvimento das atividades se dará por meio de simulação de situações (manipulação e exame físico) e estudo de casos na ETSUS ou no Centro Municipal de Especialidades (CME), em ambulatórios com atendimento a pacientes encaminhados pela Regulação da Semus. A mediação será feita por profissionais especialistas na condição de facilitadores do processo de aprendizagem.
“Esse é o primeiro treinamento que estamos oferecendo em poucos meses de gestão. Aperfeiçoamento que não tínhamos há um bom tempo. Nosso foco é aperfeiçoar e alinhar conceitos, competências, habilidades e condutas inerentes à prática no manejo clínico dos agravos mais prevalentes na Atenção Primária à Saúde”, disse Thais Cohen, Secretária de Saúde de Vitória,
Entre os procedimentos, haverá discussão e alinhamento do manejo das situações clínicas e do quando e como encaminhar, estimulando a capacidade de investigação, reflexão e pesquisa no sentido de ampliar e qualificar a aprendizagem e nivelar a abordagem e tomada de decisão técnica na prática clínica diária pelos médicos da Atenção Primária a Saúde (APS).
Essa ação educativa está sendo desenvolvida em parceria com as escolas médicas que mantêm termo de cooperação técnica com a Semus: Multivix, Ufes, UVV e Emescam e Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)). Serão ofertadas, ainda, vagas para outros municípios da Grande Vitória.
Curso
O Curso “Aperfeiçoamento em Manejo Clínico para Médicos da Atenção Primária à Saúde” teve início com as temáticas relacionadas à ortopedia. Estas turmas terão como facilitador o Professor Dr. Luiz Augusto Campinhos, ortopedista, docente de medicina da Faculdade Multivix Vitória.
A estratégia pedagógica a ser utilizada envolve leitura prévia pelos participantes de Linhas Essenciais de Cuidado (LECs) alusivas às temáticas abordadas nos encontros: ortopedia, dermatologia, cardiologia, neurologia e urologia. Estas Linhas de Cuidado serão elaboradas a partir do Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade da Sociedade Brasileira de Medicina e Comunidade.
Participam do curso médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), clínicos, médicos do ICEPi e do Programa Mais Médicos e também médicos residentes de Medicina de Família e Comunidade.
Reprodução: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui