Nobreak’s e módulos de comunicação melhoram mobilidade e segurança na capital

Nobreak’s e módulos de comunicação melhoram mobilidade e segurança na capital
Relógio Digital Shopping Vitória

Para garantir o funcionamento ininterrupto dos semáforos, mais segurança nas vias e melhor fluidez no trânsito da capital, a Prefeitura de Vitória instalou mais cinco nobreak’s e módulos de comunicação,  como parte das ações do pacote de investimentos de R$ 1 bilhão, anunciado no último dia 14. Os aparelhos mantêm os equipamentos em operação mesmo na falta de energia, o que evita retenções e previne acidentes.

Na falta de transmissão de energia, esses equipamentos são acionados de maneira automática e os semáforos continuam funcionando sem interrupções por um período de até 6 horas, o que melhora diretamente a mobilidade dos veículos.

Cruzamentos importantes como os da avenida Nossa Senhora da Penha e rua Dona Maria Rosa, em Andorinhas; da avenida Vitória e rua Ormando Aguiar, na Ilha de Santa Maria; da avenida Fernando Ferrari com a rua Comissário Otávio de Queiroz, em Jardim da Penha; da avenida Maruípe com a rua Areobaldo Bandeira, em Maruípe; e da avenida Adalberto Simão Nader com a rua Rosendo Serapião Souza Filho, em Bairro República, foram contemplados.

Comunicação

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) também instalou, na última semana, 36 novos módulos de comunicação do tipo 4G, que facilita a comunicação dos controladores nos principais corredores da capital com a Central semafórica do órgão.

Foram contempladas as avenidas Desembargador Santos Neves, Nossa Senhora da Penha e Fernando Ferrari. Já haviam siso instalados este ano módulos na avenida Vitória, na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. Vitória já conta, no total, com 52 módulos de comunicação.
Essas são importante etapa da modernização do parque semafórico de Vitória, que conta com 235 cruzamentos semaforizados.

Estratégia

Os equipamentos foram instalados estrategicamente em pontos de maior movimentação e onde são observados piques ou queda de energia mais frequentes, o que gerava dificuldade de comunicação.
“Na Semana Nacional de Trânsito, comemorada na última semana, além das inúmeras atividades de educação em pontos diversos, focamos também nas benfeitorias em lugares importantes e bem movimentados. São investimentos importantes em tecnologia para termos equipamentos mais precisos, que apresentem menos defeitos, com inteligência e comunicação 4G.disse o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano.

Agilidade

O titular da Setran explicou que a medida vai ao encontro da mobilidade urbana. Em cada cruzamento que conta com um nobreak, raramente será necessário o deslocamento de equipes de trânsito até o local por conta de uma eventual falta de energia, um ganho expressivo.

“Como estratégia e, naturalmente, usaremos menos fios, evitando, inclusive, roubo de cabos e prejuízos ao município. Encontramos no início do ano uma situação complicada com falta de comunicação entre os semáforos, problemas com sincronia e equipamentos danificados, o que gerava reclamações frequentes. Imediatamente buscamos soluções o que pode ser visto na prática já há alguns meses”, destacou.

 

 

Reprodução: PMV