Sessões onlines e presenciais são oferecidas por Centros de Ciência, Educação e Cultura

Sessões onlines e presenciais são oferecidas por Centros de Ciência, Educação e Cultura

Roteiros virtuais que aliam diversão e conhecimento, além de atendimentos presenciais. Os Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória estão com uma programação repleta de aprendizado e curiosidades do mundo das ciências para os estudantes das 102 unidades de ensino da capital.

Diretores, pedagogos e professores podem agendar sessões online, que são realizadas pelo portal AprendeVix. Basta entrar em contato com as equipes dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) por e-mail.

Somente este ano, mais de 1 mil estudantes de 59 Unidades de Unsino da Rede Municipal de Vitória foram atendidos, seja virtual ou presencialmente.

Sessão online

Assim fez a professora Georgia Abreu, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edna de Mattos Siqueira Gáudio, em Bento Ferreira. Junto com a turma do 6º ano, ela participou de uma sessão online da Escola de Ciência, Biologia e História (ECBH).

A professora conta que sempre programa visitas externas educativas com suas turmas, mas que, devido aos protocolos de biossegurança e convivência, esse ano não seria possível. Ao tomar conhecimento da sessão online da ECBH, ela viu uma forma de oportunizar essa vivência para os estudantes.

“No roteiro são apresentadas imagens e vídeos do acervo presente na ECBH que representam os ecossistemas de Vitória, demonstrando aspectos físicos e biológicos de cada ambiente, reconhecendo-os como parte do patrimônio natural, suas mudanças, permanências, promovendo a conscientização para preservação do ambiente e valorizando a identidade capixaba”, contou.

O jeito diferente de apresentar o conteúdo em sala de aula, aliado à tecnologia, desperta o interesse e prende a atenção dos estudantes.

“Os estudantes gostaram bastante, interagiram o tempo todo com a mediadora que apresentava o roteiro. É um momento de aprendizado diferente e inovador, ficamos felizes de ter participado”, completou.

Atendimentos presenciais

A Escola de Ciência, Biologia e História também oferece atendimento presencial, mediante agendamento, com visita ao rico acervo que possui, em grupos de 5 ou 10 pessoas, no máximo.

A Praça da Ciência, destino já conhecido em Vitória, também oferece a possibilidade das visitas mediadas presenciais, desde que seja feito agendamento prévio. Os grupos podem ter, no máximo, 20 pessoas.

O espaço permite a vivência em equipamentos educativos que trabalham conceitos como equilíbrio, gravidade, força, movimento, massa e óptica. A professora referência do CCEC, Juvenilda Ribeiro, explicou a importância dos atendimentos presenciais.

“As visitas mediadas presenciais à Praça da Ciência têm sido uma oportunidade de aprendizado, com ludicidade, para estudantes e seus familiares. O acervo composto de equipamentos interativos, com fundamentos conceituais inerentes, principalmente, à Física e Matemática, agregam momentos de ensino compartilhado, de forma lúdica e agradável para os visitantes do espaço. O tempo da visita mediada ao acervo é de 30 minutos”, disse Juvenilda.

Agendamento

Os roteiros virtuais e demais informações sobre os Centros de Ciência, Educação e Cultura podem ser acessadas por meio do portal AprendeVix.

 

Escola da Ciência, Biologia e História (ECBH)

Ambiente científico que trabalha os conhecimentos da História e Biologia por meio de cartografias, maquetes históricas, cultura capixaba, aquários de água doce e salgada, dioramas dos ecossistemas, dentre outros.

 

E-mail institucional: [email protected]

Escola da Ciência Física (ECF)

 

Lugar que propicia experimentos científicos que trabalham os conceitos de força, movimento, massa, eletricidade, ondas, óptica e magnetismo.

 

E-mail institucional: [email protected]

Praça da Ciência (PC)

 

Equipamento lúdico que possibilita a vivência em equipamentos que trabalham conceitos como equilíbrio, gravidade, força, movimento, massa e óptica.

 

E-mail institucional: [email protected]

Planetário (PLA)

 

Espaço que apresenta, através das sessões de planetário e suas publicações, a Astronomia como uma área de conhecimento que influencia os fenômenos físicos, biológicos e culturais do nosso planeta.

 

E-mail institucional: [email protected]

Escola de Inovação (EI)

 

Espaço maker que trabalha a cultura mão na massa propondo atividades de resolução de problemas por meio de processos de fabricação digital.

 

E-mail institucional: [email protected]