Apoio de Especialistas ao “SUS da Segurança Pública” Encontra Resistência por Parte de Governadores

Apoio de Especialistas ao “SUS da Segurança Pública” Encontra Resistência por Parte de Governadores

deia foi defendida pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em evento realizado na segunda-feira (22)

A ideia apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, de criar uma espécie de “SUS da Segurança Pública”, é elogiada por especialistas, mas ainda tem entraves que poderiam impedir sua execução, na prática.

O projeto do Sistema Único de Segurança (Susp) virou lei em 2018, mas enfrenta a falta de recursos e de vontade política por parte dos governadores, que comandam as policiais militares, civis e científicas.

A iniciativa poderia ajudar a criar protocolos, técnicas, indicadores, regras, estratégias, metas e objetivos comuns entre os três níveis de poder: federal, estadual e municipal. Para isso, no entanto, precisaria de apoio e verbas além de, talvez, uma mudança na legislação brasileira que empoderasse o papel da União para gerir o tema.

A declaração do ministro foi feita no “Seminário Brasil Hoje – Diálogos para pensar o país de agora”, realizado pela Esfera Brasil em São Paulo.

O coronel reformado, José Vicente, especialista no tema, avalia que a ideia pode ser positiva, recuperando a ideia original de 2018.

Fonte: CNN Brasil