Prefeitura de Vitória inicia entrega dos kits de alimentação a 43 mil estudantes
A ansiedade era tanta para receber o kit de alimentação escolar que as famílias, orientadas pela diretora Martha Gonzaga, da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Moacyr Avidos, a chegar à unidade na Ilha do Príncipe a partir das 7 horas de hoje (28), começaram a entrar pelo portão já por volta das 6h40, trazendo carrinhos, sacolas e esperança de dias melhores.
A confeiteira, Charlene Bastos, de 38 anos, mãe de uma aluna, foi a primeira a receber o kit. “É um alento para as crianças. Na hora do aperto, temos esse kit garantido”, disse.
Derick Gabriel, de 11 anos, é aluno do 6º ano da Emef Moacyr Avidos e foi acompanhar a mãe, Mônica Aparecida, 50, que é vendedora. Os dois levaram para casa dois kits, pois, além de Derick, ela tem outro filho matriculado na escola.
“Fiquei feliz de saber que ia receber em casa a merenda, que conta até com fruta. Estou muito ansioso pra voltar para a escola”, afirmou o estudante.
Monica contou que o kit de alimentação escolar vai fazer a diferença na mesa da família. “É um alívio, porque está bem difícil. Tudo no supermercado está mais caro. O kit vai ajudar demais”, ressaltou.
Dia da Educação
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a feliz coincidência de iniciar a entrega dos kits às famílias na data em que se comemora o Dia Internacional da Educação (28 de abril).
“É muito significativo estar aqui hoje, no Dia Internacional da Educação, e dar início à entrega de 43.618 kits de alimentação escolar. É levar dignidade e cidadania e, também, um ato humanitário. Para aquela família que precisa, o kit vai fazer diferença na mesa e na geladeira. É para isso que trabalhamos com a contenção de gastos. Fazemos isso com um único objetivo, de estar aqui e olhar no olho de vocês, ouvir o relato de vocês, materializando o resultado na vida de cada um, na vida das famílias”, destacou.
Investimento
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, emocionou-se ao falar das ações e do trabalho da Seme por uma educação digna, que ensina, acolhe e cuida. A entrega do kit de alimentação escolar representa um investimento de R$ 2,5 milhões, e todas as crianças e estudantes da rede municipal de ensino têm direito a recebê-lo.
“É a Educação de mãos dadas com a Assistência Social e a Saúde. Tenho certeza que o impacto dessa alimentação na mesa dessas crianças fará toda a diferença. É tempo de esperança”, afirmou.
Distribuição
Cada unidade de ensino fez uma lista com a relação dos estudantes matriculados, por turma, a partir dos registros do Sistema de Gestão Escolar (SGE), incluindo os nomes dos responsáveis que poderão retirar os kits.
Na data da entrega, é preciso apresentar um documento oficial com foto para receber o kit. Os estudantes com 15 anos de idade ou mais poderão retirar o kit, mediante a apresentação de um documento de identificação.
Cronograma
Data de início da distribuição do Kit de Alimentação Escolar nas unidades de ensino.
28 de abril
Cmeis
Carlita Correa Pereira, Dr Denizart Santos, Ernestina Pessoa e Menino Jesus.
Emefs
Castelo Branco, São Vicente de Paulo, Anacleta Schneider Lucas e Moacyr Avidos.
5 de maio
Cmeis
Anísio Spínola Teixeira, Geisla da Cruz Militão, Georgina da Trindade Faria, Gilda de Athayde Ramos, Magnólia Dias Miranda Cunha, Padre Giovani Bartesaghi, Silvanete da Silva Rosa Rocha, Zilmar Alves de Melo.
Emefs
Eliane Rodrigues dos Santos e Elenir Borlot.
6 de maio
Cmeis
Álvaro Fernandes Lima e Eldina Mara Soares Braga.
Emefs
Francisco Lacerda de Aguiar, José lemos de Miranda, Maria José Costa Moraes, Rita de Cássia Oliveira, Ronaldo Soares, Tancredo de Almeida Neves e Neusa Nunes Gonçalves.
7 de maio
Cmeis
Darcy Vargas, Luiza Pereira Muniz Correa, Sinclair Phillips, Odila Simões, Yolanda Lucas da Silva.
Emefs
Alberto de Almeida, Alvimar Silva, Amilton Monteiro da Silva e Heloísa Abreu Júdice de Mattos.
11 de maio
Cmeis
Rubens Duarte de Albuquerque, Valdívia da Penha Antunes Rodrigues e Dr Pedro Feu Rosa.
Emefs
Ceciliano Abel de Almeida, Izaura Marques da Silva, Marieta Escobar, Octacílio Lomba, Orlandina D’Almeida Lucas, Otto Ewald Junior, Paulo Roberto Vieira Gomes, Prezideu Amorim, Professor Vercenílio da Silva Pascoal.
12 de maio
Cmeis
Aécio Bispo dos Santos, Cecília Meireles, Laurentina Mendonça Corrêa, Lídia Rocha Feitosa, Luiz Carlos Grecco, Maria Goretti Coutinho Cosme, Professor Carlos Alberto Martinelli de Souza, Robson José Nassur Peixoto, Rubem Braga e Terezinha Vasconcellos Salvador.
Emefs
Suzete Cuendet, Professora Eunice Pereira Silveira, Zilda Andrade, Adilson da Silva Castro, Aristóbulo Barbosa Leão, Custódia Dias de Campos, Edna de Mattos Siqueira Gáudio, Professor Admardo Serafim de Oliveira.
13 de maio
Cmeis
Darcy Castello de Mendonça, Jacyntha Ferreira de Souza Simões, Reinaldo Ridolfi, Marlene Orlande Simonetti, Professora Cida Barreto e Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti.
Emefs
Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, José Áureo Monjardim, Padre Anchieta, Professor João Bandeira, Adão Benezath, Experimental de Vitória – Ufes, Juscelino Kubitschek de Oliveira e Marechal Mascarenhas de Moraes.
14 de maio
Cmeis
Ana Maria Chaves Colares, João Pedro de Aguiar, Rubens José Vervloet Gomes, Dom João Batista da Motta e Albuquerque e Zélia Vianna de Aguiar.
Emefs
Álvaro de Castro Mattos, Arthur da Costa e Silva, Éber Louzada Zippinotti, Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, Elzira Vivácqua dos Santos, Maria Madalena de Oliveira Domingues e Maria Leonor Pereira da Silva.
18 de maio
Cmeis
Dr Thomaz Tommasi, Jacy Alves Fraga, Maria Nazareth Menegueli, Nelcy da Silva Braga, Ocarlina Nunes Andrade e Professora Sophia Musengny Loureiro.
Emefs
Mauro Braga, Paulo Reglus Neves Freire, Professora Maria Stella de Novaes e Professora Regina Maria Silva.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.