Vitória fecha maio com somente um registro de homicídio

Vitória fecha maio com somente um registro de homicídio

Com apenas um registro de homicídio em todo o mês de maio deste ano, Vitória atingiu um índice histórico: a queda desse crime violento em quase 89%, comparado ao mesmo período de 2020.

Desde novembro de 2018, a cidade não atinge essa importante marca. Em cinco meses de gestão, foram inúmeros os crimes que apresentaram redução no número de ocorrências, representando uma conquista para uma capital brasileira com cerca de 400 mil habitantes.

O resultado das ações realizadas até aqui só comprovam o acerto e a eficácia ao que foi proposto pela atual equipe da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) desde os primeiros dias de trabalho.

“Trabalhamos para que não aconteçam homicídios e outras ações de criminosos. Nossa luta pela segurança de todos que moram e frequentam a linda cidade de Vitória se dá pelo trabalho incansável da Guarda Municipal, que tem desempenhado seu papel com dignidade e respeito a toda população”, afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Integração

Liderada pelo secretário municipal de Segurança Urbana, Icaro Ruginski, a pasta tem feito um trabalho integrado na Prefeitura de Vitória e conta com o apoio maciço do gabinete do prefeito, que acompanha as ocorrências em tempo real junto aos agentes da Guarda Municipal.

“Em menos de seis meses de trabalho, reduzimos os índices criminais de Vitória, mostrando a eficiência dos nossos agentes e de toda a equipe da Semsu. Mapeamos pontos estratégicos na cidade, aumentamos o efetivo em mais de 30% nas ruas para o trabalho operacional, estamos equipando e dando formação à Guarda, e isso vem fazendo a diferença nos resultados”, destacou Ruginski.

Investimento

Logo no início da gestão, em janeiro deste ano, os agentes de proteção comunitária da Guarda Municipal foram equipados com novo armamento – pistolas TH.40 e carabinas calibre 12 – e instrumentos não letais (espargidores de pimenta).

Para os agentes de trânsito, foram adquiridos etilômetros. Seis carros para atividades administrativas da Guarda foram adquiridos com recursos obtidos pelo senador Marcos do Val.

Também foi criado o Núcleo de Inteligência da GCMV. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) foi oficializada e está em processo de formação. Dois cães da raça pastor-belga-malinois foram adquiridos por doação da Polícia Militar do Rio de Janeiro e estão em fase de treinamento para faro de entorpecentes em operações.

Reprodução PMC