Meio-Ambiente: Semmam apreende cata ilegal de caranguejos

Meio-Ambiente: Semmam apreende cata ilegal de caranguejos

A equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) realizou, nesta quinta feira (17), primeiro dia da quarta Andada do Caranguejo-uçá,  uma ação de fiscalização que resultou na apreensão de duas dúzias de crustáceos. Esse período se encerra na próxima quarta-feira (23).

O gerente da Fiscalização da Semmam, Alexandro Amaral, conta que a apreensão foi realizada na região das Paneleiras e os caranguejos foram devolvidos ao seu habitat natural, no Manguezal da Ufes. “Não foi possível identificar o catador”, informou Amaral.

Andada

A Andada do Caranguejo-uçá tem o objetivo proteger os crustáceos que nessa época do ano saem das suas tocas e andam pelos manguezais para o acasalamento e a liberação dos ovos, o que favorece a captura, por isso a necessidade da preservação para reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna.

O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, ressalta que nos períodos da Andada estão proibidas a comercialização, a manutenção em cativeiro, o armazenamento e o transporte do crustáceo, no Espírito Santo, inclusive proveniente de outros estados, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).

Educação ambiental

Muitas ações são realizadas pela Educação Ambiental da Semmam, como pontua a gerente do setor, Juliana Sardinha. “Estamos com campanhas educativas nas mídias sociais e já realizamos abordagens educativas em feiras livres de Santo Antônio, Praia do Canto, Jardim Camburi e Goiabeiras”, explica.

E para quem quer saber um pouco mais sobre o valor do Manguezal e o trabalho desenvolvido pela Semmam na proteção desse ambiente pode visitar a Exposição: “Manguezal: múltiplos olhares” no Parque Botânico da Vale, que estará aberta ao público até o dia 31 de março. Um vídeo com conteúdo educativo do Manguezal de Vitória também pode ser visto na página no Youtube da Prefeitura de Vitória.

A captura ou comercialização do crustáceo durante a Andada são consideradas crimes ambientais passíveis de penalidades previstas na legislação. As denúncias podem ser feitas pelo Fala Vitória 156.

 

 

Reprodução: PMV