Andada: quarto período de proteção do caranguejo-uçá começou nesta quarta (23)
Os amantes da culinária com caranguejo-uçá terão que ficar sem o crustáceo por um novo período, desta quinta-feira (17) até a quarta-feira (23), quando ocorre o quarto e penúltimo período da Andada. Nesse período é proibida a comercialização, manutenção em cativeiro, o armazenamento e o transporte do crustáceo, no Espírito Santo, inclusive proveniente de outros estados, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).
Neste ano foram definidos cinco períodos de proteção do caranguejo-uçá. O primeiro começou em 08 de janeiro e o último, deste ano, será de 19 a 24 de março.
A Andada é o período em que os caranguejos saem das suas tocas e andam pelos manguezais para o acasalamento e a liberação dos ovos, o que favorece a captura, por isso a necessidade da Andada para a preservação e a reprodução da espécie, assim como a recomposição da fauna.
Educação ambiental
O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger, reforça que estão sendo realizadas ações educativas pelos agentes da gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), buscando a conscientização tanto de comerciantes como consumidores, para que respeitem os períodos de preservação.
“A captura ou comercialização do crustáceo durante a Andada são consideradas crimes ambientais passíveis de penalidades previstas na legislação. As denúncias podem ser feitas pelo Fala Vitória 156”, comentou o secretário.
Nos períodos da Andada em 2021 foram capturados 822 caranguejos-uçás e três guaiamuns. Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental da Semmam, Alexsandro Amaral, a fiscalização vem atuando de forma ostensiva por terra e mar e até o momento não foi realizada nenhuma autuação.
Reprodução: PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui