Apoio de Especialistas ao “SUS da Segurança Pública” Encontra Resistência por Parte de Governadores

deia foi defendida pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, em evento realizado na segunda-feira (22)
A ideia apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, de criar uma espécie de “SUS da Segurança Pública”, é elogiada por especialistas, mas ainda tem entraves que poderiam impedir sua execução, na prática.
O projeto do Sistema Único de Segurança (Susp) virou lei em 2018, mas enfrenta a falta de recursos e de vontade política por parte dos governadores, que comandam as policiais militares, civis e científicas.
A iniciativa poderia ajudar a criar protocolos, técnicas, indicadores, regras, estratégias, metas e objetivos comuns entre os três níveis de poder: federal, estadual e municipal. Para isso, no entanto, precisaria de apoio e verbas além de, talvez, uma mudança na legislação brasileira que empoderasse o papel da União para gerir o tema.
A declaração do ministro foi feita no “Seminário Brasil Hoje – Diálogos para pensar o país de agora”, realizado pela Esfera Brasil em São Paulo.
O coronel reformado, José Vicente, especialista no tema, avalia que a ideia pode ser positiva, recuperando a ideia original de 2018.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular.