Bandeira verde: Praia entre o Iate Clube e ponte da Ilha do Frade volta a ficar própria para banho

Bandeira verde: Praia entre o Iate Clube e ponte da Ilha do Frade volta a ficar própria para banho
Placa de Balneabilidade na Praia de Camburi

Boa notícia para quem gosta de banho de mar e de esportes aquáticos. A qualidade da água na orla da Praia do Canto foi aprovada, ou seja, voltou para a bandeira verde. Esse foi o resultado da análise feita com amostras coletadas na praia, na segunda-feira (13), e divulgado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

No último sábado (11), houve um extravasamento de esgoto da rede da Cesan, na Praça dos Namorados, e o material contaminado chegou à praia no trecho entre o Iate Clube e a ponte da Ilha do Frade. Em consequência, os pontos 10 e 11 de monitoramento da balneabilidade ficaram impróprios para banho (bandeira vermelha).

“A Semmam agiu de forma rápida para solucionar o problema, por meio da equipe de fiscalização ambiental”, lembra o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger. A Secretaria acionou imediatamente a Cesan para resolver o problema e publicou o Informe de Ocorrência Ambiental, uma ação inovadora, orientando a população a evitar o banho no local.

De posse do resultado comprovando a qualidade da água, a Semmam liberou a região para banho.

Balneabilidade

A classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. Em Vitória, semanalmente são feitas a coleta de amostras de águas nos pontos de monitoramento e a análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.

Os resultados atuais valem até o proximo dia 23. Apenas os pontos 17 (Ilha do Frade, em frente à Rua Des. Alfredo Cabral, n° 1255); e os pontos 20 (Enseada do Suá, ao lado da Capitania dos Portos) e 21 (embaixo da 3ª ponte) estão impróprios para banho.

Já os pontos 9 (Canal de Camburi, 50 m após o 1° píer); 22 (Prainha de Santo Antônio, na Academia Popular); 23 (Canal de Camburi, próximo à Ponte da Passagem) e 24 (Jesus de Nazareth) continuam interditados.

 

Reprodução: PMV