Caranguejo-uçá e do sururu do costão rochoso ainda estão em período de defeso
Até o dia 30 de novembro, os capixabas devem continuar protegendo os caranguejos-uçá e, portanto, evitando os pratos à base deste crustáceo. É o período do defeso, iniciado no dia primeiro deste mês. O sururu de costão rochoso (Perna perna) também está no defeso até o dia 31 de dezembro.
Nesses períodos, ficam proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização das espécies. O defeso do caranguejo-uçá ocorre durante o processo de muda, quando é formada uma nova carapaça. Já o do sururu de costão rochoso ocorre na época reprodutiva da espécie.
Equipes da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realizam ações rotineiras de sensibilização com estudantes e professores da rede pública e privada de ensino e abordagens educativas com a população em geral em feiras-livres e outros espaços.
Já a Gerência de Fiscalização Ambiental faz ações por terra, principalmente junto a pontos de venda, e nas embarcações, por toda a orla. Em caso de constatação de irregularidades, é lavrado um auto de infração e feita comunicação de crime ambiental.
As denúncias podem ser feitas pelo Fala Vitória 156 e também na Polícia Ambiental, por meio do telefone (27) 3636-0173, ou no Iema, pelo telefone (27) 3636-2597.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.