CCJ da Câmara abre prazo para defesa de Carla Zambelli em processo que pode levar à cassação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados abriu, nesta segunda-feira (23), o prazo para que a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) apresente sua defesa no processo que pode resultar na perda de seu mandato parlamentar.
Zambelli terá até cinco sessões deliberativas do plenário para protocolar sua manifestação e apresentar eventuais provas. A contagem oficial das sessões começa nesta terça-feira (24).
Na semana passada, a deputada confirmou o recebimento da representação que deu origem ao processo. Com isso, a CCJ pôde dar continuidade aos trâmites previstos.
A parlamentar deixou o Brasil no final de maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão e à perda do mandato, por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Depois de passar pelos Estados Unidos, Zambelli seguiu para a Itália.
Seu nome foi incluído na lista vermelha da Interpol, o que permite a cooperação internacional para sua prisão. A localização da deputada já foi identificada, e há expectativa de que ela possa ser detida em breve, dependendo do andamento das tratativas com autoridades italianas, uma vez que Zambelli possui cidadania italiana.
Também há a possibilidade de que a parlamentar se entregue voluntariamente.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.