Com aumento do preço de veículos IPVA deve aumentar em 2022
Combustível, peças, manutenção, limpeza… manter qualquer veículo não é barato. Independente do modelo ou do tipo, o cálculo para deixar o carro ou moto em condições seguras de uso acaba pesando no orçamento.
Além de tudo que deve ser calculado, anualmente, o condutor proprietário ainda precisa deixar em dia os impostos relativos ao veículo. A notícia, inclusive, não é agradável, para 2022, a previsão é de aumento no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA.
De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Espírito Santo, o reajuste deve ocorrer por conta do aumento do preço dos veículos. No entanto, a alteração só poderá ser calculada quando a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) atualizar sua tabela, o que está previsto para acontecer em dezembro.
Segundo a Sefaz, as alíquotas do IPVA no Espírito Santo continuam as mesmas: 2% para carros de passeio e 1% para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus. Dessa forma, a taxa é a mais baixa do Brasil, juntamente com outros estados. Em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, o valor chega a 4%.
De acordo com a tabela Fipe, uma moto no modelo Honda NXR 160 Bros ESDD Flexone, ano 2019, está com o valor atual de R$ 15.393,00. Sobre este valor, é aplicada a alíquota de 1%.
15.393 + 1% = 15.546 / 100 = 155,46
O valor atual do IPVA seria de R$ 155,46 para o veículo em questão.
Vale ressaltar que o valor do imposto é apenas um dos pagamentos anuais obrigatórios para veículos. O licenciamento e o seguro DPVAT também são devem ser pagos.
A Secretaria da Fazenda informou que o calendário para pagamento do IPVA deverá ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.