Covid: 97% dos profissionais que atuam nas escolas de Vitória receberam 1ª dose

Covid: 97% dos profissionais que atuam nas escolas de Vitória receberam 1ª dose

Vitória é destaque na celeridade de aplicação de doses de vacinas que protegem contra a Covid-19. Além da saúde de todos, quem ganha é a educação. Entre os 6.469 profissionais que atuam nas 102 unidades de ensino da rede municipal, 6.257 já receberam a primeira dose dos imunizantes, o que representa um quantitativo de 97%.

Outros 170 profissionais (2,7%) da rede ainda não conseguiram vacinar e há, ainda, 42 profissionais (0,3%) que declararam não querer ser vacinados.

“É uma vitória da educação, mas é, também, uma vitória da nossa capital. Temos um percentual muito alto de profissionais já com a primeira dose de vacina e que receberão, assim que houver agendamento, de acordo com o calendário do município, a segunda dose. Agradecemos o cuidado do prefeito Lorenzo Pazolini e a excelência do trabalho dos profissionais de saúde de Vitória”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Estudante nas escolas 

Cumprindo todos os protocolos de biossegurança para manter a escola como um ambiente seguro contra a Covid-19, as aulas presenciais na capital foram retomadas para a Educação Infantil (grupos 5 e 6, sem revezamento), o Ensino Fundamental (turmas do 1º ao 9º ano, com revezamento entre os grupos e laranja) e a Educação de Jovens e Adultos (com revezamento somente nas turmas em que é necessário), em maio.

Atualmente, esses grupos representam, ao todo, cerca de 38 mil estudantes matriculados na rede, dos quais as famílias de 24 mil se manifestaram pelo retorno presencial.

Por opção das famílias, cerca de 12 mil estudantes e mais os grupos 1, 2, 3 e 4 da Educação Infantil, para quem ainda não houve retorno presencial, seguem sendo atendidos pelo ensino remoto emergencial.

Desde janeiro deste ano, as escolas passaram por pequenas reformas e foram adaptadas para o retorno presencial dos estudantes, com demarcação do espaço físico, respeitando 1,5 metro de distanciamento; instalação de pias e lavatórios em mais pontos da escola; instalação de totens e dispensers para álcool 70%; instalação de mais ventiladores (onde foi verificada essa necessidade); troca de torneiras em bebedouros e troca de lixeiras de tampa por lixeiras de pedal.

Reprodução PMV