Conheça o Edifício do Congresso Nacional do Brasil
O Congresso Nacional é um dos prédios mais famosos do Brasil. Não só por ser autoria do grande gênio da arquitetura, Oscar Niemeyer, como também por ser a sede do Poder Legislativo no Brasil. Ele é um dos prédios que compõem a Praça dos Três Poderes (que além do Congresso, também abriga o prédio do Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto – todos construídos por Niemeyer).
Não é a toa que Niemeyer é conhecido pela “construção de Brasília“. O arquiteto esteve envolvido no planejamento de várias edificações no Estado; e a Praça dos Três Poderes, idealizada por Lúcio Costa, é a mais popular.
O palácio é composto por duas cúpulas que sediam os plenários da Câmara dos Deputados (para cima) e do Senado Federal (para baixo). Os prédios estão unidos por uma passarela, formando a letra “H”, que tem como significado “homem, honra e honestidade”.
Em 1987, Brasília foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, um marco importante para o movimento modernista, pois foi o primeiro exemplo da época a alcançar essa distinção.
O prédio do Congresso Nacional é um dos símbolos da arquitetura moderna no Brasil.
Formas orgânicas, fachada de vidro aberta para o público, assim como espaços integrados são características marcantes nos edifícios de Brasília.
A assimetria é também um traço marcante, além dos acabamentos mais brutos, como o próprio cimento aparente.
VÍDEO | Confira um Documentário da Construção do CONGRESSO:
Coube ao ex-presidente Juscelino Kubitschek a decisão de construir Brasília. Mas o Congresso Nacional teve um papel decisivo na fiscalização das obras e na aprovação das leis para a mudança da capital.
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.