Iluminação Azul no Congresso Nacional: Conscientização sobre o Câncer de Próstata
O Congresso Nacional recebe iluminação na cor azul, no período de 1º a 14 de novembro, em apoio ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem, em especial sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O Novembro Azul teve origem na Austrália, em 2003, e foi inspirado no movimento Outubro Rosa, que já alertava o público feminino sobre a prevenção do câncer de mama.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens e responde por 28,6% das mortes por neoplasias malignas no sexo masculino. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, de acordo com dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Prevenção
Exames anuais podem evitar que a doença seja detectada em estágios avançados. As chances de cura chegam a 90% quando a doença é identificada e tratada precocemente.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que o exame de toque retal seja feito a partir dos 50 anos para homens que não possuam casos desse tipo de câncer na família. Para homens negros e aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se começar os exames aos 45 anos.
Outras campanhas
O mês de novembro também é o mês de reflexão e reconhecimento de outras questões de saúde, já que a cor azul faz referência ao Dia Mundial da Pneumonia, celebrado em 12 de novembro, e ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro.
O Dia Mundial do Diabetes é uma data criada para aumentar a conscientização sobre a doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O objetivo da data é educar, prevenir e promover o diagnóstico precoce do diabetes, uma condição crônica que, se não for tratada de forma adequada, pode levar a complicações graves.
Já o Dia Mundial da Pneumonia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ressaltar a importância da prevenção da doença, que continua sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade.
A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos, sendo que o Streptococcus Pneumoniae é o agente causador em 60% dos casos. Embora a taxa de mortalidade provocada por pneumonia esteja em queda, a quantidade de internações e o alto custo do tratamento ainda são desafios para a saúde pública e a sociedade como um todo. O diagnóstico e tratamento precoces da doença, no entanto, impedem eventuais agravamentos de seu quadro clínico.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.
Moderadora de conteúdo e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui