Janeiro Branco: mês é voltado para políticas de saúde mental
Apenas 51% dos membros da OMS relataram que suas políticas de saúde mental estavam de acordo com o indicado pela instituição – dado muito abaixo da meta de 80% para 2020, segundo o Atlas da Saúde Mental.
Neste mesmo cenário, uma pesquisa realizada pelo PoderData no ano passado mostrou que quase 4 em 10 brasileiros tiveram piora na saúde mental durante o período da pandemia de Covid-19.
É neste contexto que entra a Janeiro Branco, campanha que aproveita o início do ano para levantar a questão tão relevante de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Entenda o que é Janeiro Branco
A campanha foi criada por voluntários do Instituto Janeiro Branco em 2014. O nome é simbólico e representa o primeiro mês do ano, em que as pessoas culturalmente propõem para si novas metas e recomeços.
De acordo com o criador Leonardo Abrahão, “como uma folha ou uma tela em branco, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem suas próprias histórias de vida”.
O que é Saúde Mental
Segundo a OMS, a saúde mental vai muito além da ausência de doenças mentais.
A Saúde Mental é um estado de bem-estar, em que uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive, ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções – sejam ruins, sejam boas.
Pessoas mentalmente saudáveis, portanto, são capazes de compreender que todos têm defeitos e que devem haver limites nas relações humanas. Vivenciam normalmente sentimentos como tristeza, raiva, alegria, euforia, amor, excitação e frustração.
Indivíduos com a saúde mental em dia, ainda segundo a OMS, enfrentam desafios e pedem ajuda quando não são capazes de fazê-los.
Como promover a Janeiro Branco
Nos moldes de campanhas mais tradicionais como Outubro Rosa e Setembro Amarelo, a Janeiro Branco promove palestras, oficinas, cursos, caminhadas e abordagens de pessoas em diferentes locais.
Ainda, a campanha disponibiliza materiais gratuitos para impressão, publicação e divulgação: cartazes, camisetas, bottons, faixas, marcadores de livros, folhetos e até posts para redes sociais.
O Instituto Janeiro Branco disponibiliza também um blog oficial, com dicas de atividades para a campanha, textos sobre cuidados com a saúde mental, demandas e políticas públicas sobre o assunto.
Como cuidar da saúde mental
Os cuidados com a saúde mental são diários. A Janeiro Branco destaca que é preciso:
Manter as relações humanas. Essencialmente, as pessoas são seres sociais e da comunicação. É preciso ter com quem falar e dividir os sentimentos do dia a dia.
Praticar exercícios físicos. A prática dessas atividades regula a produção de endorfina, substância natural produzida pelo cérebro que atua nas emoções, reduzindo a ansiedade e diminuindo as chances de desenvolver a depressão.
Manter uma alimentação saudável. Consumir os alimentos adequados favorecem a disposição e o bem-estar. É fundamental evitar o excesso de álcool e o consumo de tabaco.
Reservar um tempo para o lazer. O autocuidado anda de mãos dadas com a saúde mental. Separar um momento para se fazer o que gosta é muito importante.
Procurar ajuda. Estresse, abatimentos, grandes rupturas e outros sintomas precisam da orientação de um profissional.
Reprodução: Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.