Ministro das Relações Exteriores vai esclarecer posicionamentos do Brasil em audiência na Câmara

Ministro das Relações Exteriores vai esclarecer posicionamentos do Brasil em audiência na Câmara

Posição do País em relação ao Hamas, empréstimos para a Argentina e apreensão de carro da embaixada com drogas estão entre os pontos que devem ser abordados

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados recebe na quarta-feira (13) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ele deve falar sobre a agenda internacional do Brasil, a pedido dos deputados do PL Eduardo Bolsonaro (SP), Caroline de Toni (SC) e Carla Zambelli (SP).

A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 9h30.

Hamas
Eduardo Bolsonaro quer que o ministro esclareça qual é a posição oficial do Brasil em relação ao grupo terrorista Hamas. Ele lembra que o Brasil tem uma longa história de relações diplomáticas com Israel e uma expressiva comunidade judaica, estimada em cerca de 120 mil pessoas.

“Os crimes que estão sendo cometidos contrariam os princípios da política externa brasileira, que defende a paz, o diálogo, o respeito aos direitos humanos e à autodeterminação dos povos”, afirma o deputado.

Empréstimo para a Argentina
Eduardo Bolsonaro também quer explicações sobre uma reportagem do jornal Estadão que dizia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria pressionado o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) a emprestar US$ 1 bilhão à Argentina. O parlamentar diz que isso “pode representar grave interferência do Brasil na soberania do nosso país vizinho”.

Apreensão de drogas na Turquia
Mauro Vieira também deverá esclarecer a apreensão de um carro da embaixada brasileira com 55 quilos de cocaína na Turquia. O motorista e o passageiro foram presos, mas não tiveram as suas identidades divulgadas.