Quiosque da Curva da Jurema deve abrigar a 3ª Companhia da PM

Quiosque da Curva da Jurema deve abrigar a 3ª Companhia da PM
Foto Reprodução

O quiosque número um da orla da Curva da Jurema deve abrigar a nova sede da 3ª Companhia do 1º u (BPM), que atende à região do bairro Praia do Canto e redondezas, em Vitória. A informação foi passada em audiência pública virtual realizada pela Comissão de Segurança na noite desta segunda-feira (27).

O requerimento da audiência pública foi apresentado pelo deputado Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos). O debate sobre a construção de nova sede para o destacamento da PM dessa região – que abrange os bairros Praia do Canto, Santa Lúcia, Barro Vermelho, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Santa Helena e Enseada do Suá – vem sendo pauta no colegiado de Segurança da Assembleia Legislativa (Ales) desde agosto do ano passado. Inclusive, foi tema de diversas reuniões e diligências.

Os trabalhos e efetivo da 3ª Companhia da PM foram transferidos provisoriamente, em dezembro passado, para o 1º BPM, que fica em Maruípe, depois de reclamações de policiais e moradores sobre a estrutura física precária.

No entanto, a escolha da nova área, dividiu opiniões. O vice-presidente da Associação de Moradores da Praia do Canto, Aílton Dadalto, relatou o processo: “Estamos há mais de um ano nessa batalha e ficamos preocupados, porque faltou diálogo conosco”, afirmou.

O delegado de Polícia Civil Leandro Piquet de Azeredo Bastos demonstrou surpresa: “Qualquer notícia de benefício estrutural para as polícias é bem-vinda, mas fui pego de surpresa por essa notícia sem diálogos. Porque a gente usa fatores estratégicos para definir uma localização policial, como questões demográficas, rotas de fuga, vagas de estacionamento, tamanho das instalações. Ainda não sei como isso funcionará num local de comércio e de turistas”, explicou.

Já o Delegado de Polícia da Praia do Canto, Agis Wilson Macedo Junior, considerou a Curva da Jurema um local estratégico para abrigar a unidade. “ Aquela região é o foco da criminalidade por ter uma concentração comercial e turística. Para ter uma idéia, só de janeiro de 2020 até agora, foram 380 ocorrências de roubos praticados em vias públicas”, destacou.

Para o promotor de Justiça do Núcleo de Controle Externo de Atividade Policial (NCAP) do Ministério Público do Espírito Santo, Sergio Alves, a escolha do local para a instalação da companhia agrada. “Essa discussão nos interessa muito porque temos como diretriz estarmos próximos à comunidade. O policiamento é importante para garantir o cumprimento dessa meta. E a escolha da Curva da Jurema é estratégica no ponto de vista da proximidade com a população”, justificou.

Foto: Reprodução

Obras

Na audiência, autoridades policiais e representantes de associações de moradores destacaram a intenção de acompanhar as obras de reforma do quiosque. Segundo eles, isso se faz necessário para que o projeto possa contemplar questões estratégicas de segurança, como chegada e saída das viaturas e adequação indispensável à qualidade no acolhimento dos profissionais que vão atuar, bem como da população a ser atendida.

O presidente da Comissão de Segurança, deputado Delegado Danilo Bahiense (PSL), informou que colocará na pauta da próxima reunião do colegiado a solicitação para que o projeto de reforma seja disponibilizado a todos os agentes interessados.

“Nós vamos preparar os requerimentos para acompanhar de perto e já questiono o representante da polícia quando poderemos ter acesso ao projeto”, afirmou Bahiense. Ele disse, ainda, que vai estudar a sugestão de fazer uma visita técnica ao local, feita por participantes da audiência.

Segundo o comandante do 1º BPM/ES, tenente-coronel Marcio Franco Borges, a obra será executada pela Prefeitura de Vitória e a previsão de entrega é novembro de 2020. “O projeto ainda está sendo realinhado com pequenos ajustes finais. A área do quiosque vai ser totalmente ocupada e reformulada. Já era um local com infraestrutura pensada para abrigar o efetivo dos guarda-vidas. Tem banheiros e cozinha. É uma reforma de cerca de 200 metros quadrados”, explicou.

O subsecretário de estado da Segurança, Guilherme Pacífico, disse que, durante o período de escolha do local, houve uma “briga saudável” de cada bairro para abrigar a unidade.

“Todos querem as instalações mais próximas de seus núcleos comunitários, mas a Curva da Jurema não foi uma escolha aleatória. A Curva da Jurema vai permitir uma boa distribuição territorial em termos de estratégia. Sem contar que vai contar com o apoio da Guarda Municipal, que agora vai ocupar a antiga sede da companhia. Além do benefício para moradores e trabalhadores da região, o destacamento terá uma visibilidade importante para a segurança turística”, afirmou.

Para o deputado Pazolini, o fato de a companhia funcionar fora do seu território de atuação estava trazendo prejuízos para a população. “O agente de segurança pública tem de estar no dia a dia da comunidade. Tenho certeza de que a instalação dessa nova estrutura vai possibilitar avanços e fluidez no atendimento às ocorrências, melhorando a sensação de segurança e trazendo mais tranquilidade pra quem vive e trabalha nas redondezas”, avaliou.

O parlamentar destacou também que as novas instalações devem garantir acolhimento e condições para os policiais se estabelecerem dignamente, “por isso, nossa determinação para acompanhar o dia a dia dos projetos e Pazoliniobras”, observou.

Fonte: https://www.vitorianews.com.br/geral/noticia/2020/07/nova-sede-da-3-cia–do-1-batalhao-da-policia-militar-sera-na-curva-da-jurema-385616.html