Secretaria de Saúde de Vitória firma parceria com ACACCI para detecção precoce do câncer infantojuvenil

Secretaria de Saúde de Vitória firma parceria com ACACCI para detecção precoce do câncer infantojuvenil

O câncer infantil é a primeira causa de mortalidade por doenças na faixa etária de 1 a 19 anos, no Brasil. O diagnóstico precoce da doença proporciona um tempo de sobrevida maior aos que são acometidos por ela.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) firmou uma parceria com a Associação Capixaba de Combate ao Câncer Infantil (ACACCI), e ofertará um curso para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Crianças e adolescentes têm cerca de 64% de chances de cura se o diagnóstico for realizado precocemente. A diminuição do tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas do câncer e o diagnóstico, reduz a chance de cura.

“A parceria entre a ACACCI e a Semus/Escola Técnica do SUS (ETSUS), permitirá a capacitação dos nossos profissionais da atenção básica, para que estes, ao suspeitarem de sinais e sintomas do câncer, possam realizar o encaminhamento mais ágil aos serviços especializados, aumentando a expectativa de cura dos pacientes”, afirma Thais Cohen, Secretária de Saúde de Vitória.

Curso

Além do diagnóstico da doença, o objetivo do curso “Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil” é o encaminhamento do paciente aos serviços de referência, em tempo hábil, aumentando assim as chances de cura dos pacientes.

A ação faz parte da programação da 8ª Semana do Bebê de Vitória, que tem o objetivo de fortalecer a promoção da saúde para crianças e adolescentes da capital. O curso será ministrado pela Drª Glaucia Perini Zouain Figueredo, médica oncologista pediátrica da ACACCI.

Objetivo

“O objetivo do curso é alertar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde para identificar precocemente o câncer em crianças e adolescentes, e capacitar médicos e enfermeiros para realização do diagnóstico precoce, e na providência dos encaminhamentos necessários em tempo oportuno”, explica Nínivy Matos Ferreira, referência técnica em saúde da criança, em Vitória.

Serão seis turmas compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliares e técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e de endemias, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educador físico, residentes e estudantes de medicina e enfermagem.

A primeira turma do curso iniciará nesta sexta-feira (13) e a última turma terá inicio em 13 de outubro.

Reprodução PMV