Venda Nova do Imigrante será oficialmente a capital nacional do agroturismo

Venda Nova do Imigrante será oficialmente a capital nacional do agroturismo

O Projeto de Lei 1711/2015, de autoria do Deputado Evair de Melo, que declara o município como a capital nacional do agroturismo, foi aprovado no Senado Federal.  Essa conquista representa um marco significativo na nossa jornada de promoção do rico patrimônio agrícola e da beleza natural de região.

“Expressamos nossa sincera gratidão a todos aqueles que apoiaram e acreditaram nesse projeto, com um reconhecimento especial ao Senador Magno Malta, que atuou como relator do projeto na Comissão de Educação do Senado. Juntos, estamos fortalecendo o setor do agroturismo e impulsionando o desenvolvimento de nossa região. Com grande confiança, antecipamos que Venda Nova do Imigrante continuará brilhando como um destino líder no agroturismo brasileiro”, afirma Evair de Melo, autor do projeto.

Na sua justificativa do projeto, conforme delineado pelo Deputado Evair, ele enfatiza que Venda Nova do Imigrante já é reconhecida nacionalmente como o berço do agroturismo, tendo recebido o prestigioso título de Capital Nacional do setor pela Associação Brasileira de Turismo Rural (Abratur) em 2005, durante a Feira Nacional de Turismo Rural realizada em São Paulo. Vale ressaltar ainda, que em 2006, o município capixaba já tinha recebido o título de Capital Nacional do Agroturismo concedido pelo Ministério do Turismo.

Além disso, Venda Nova do Imigrante se destaca por sua produção artesanal de alimentos, incluindo iguarias como Socol, Limoncello, queijos, Caponata, café arábica, polenta, doces, geleias, pizzas, vinhos, flores, além de artesanatos feitos à mão, como cestos e artefatos de madeira.

Como Coordenador da Região Sudeste na Frente Parlamentar do Turismo (FrenTur), o Deputado Evair também destaca as renomadas festas realizadas em Venda Nova do Imigrante, que se tornaram símbolos de preservação cultural e tradições. As celebradas Festas da Polenta e Serenata Italiana não apenas mostram a vibrante cultura local, mas também promovem a visibilidade dos produtores rurais e das pequenas indústrias de alimentos artesanais.

“O Espírito Santo foi um dos primeiros estados a desenvolver o turismo rural no Brasil, e atualmente temos 31 circuitos de agroturismo. Venda Nova do Imigrante é referência nesse setor, acreditando na geração de oportunidades e inclusão social por meio da preservação de valores, tradições e das diversas culturas rurais presentes em nossa região. Isso é o que torna nosso agroturismo tão especial”, declara o Deputado Evair.

Evair de Melo vem lutando, ao longo de seus anos de mandato, para fomentar o turismo e investir no empreendedor rural. Para isso, já apresentou diversos projetos de lei, tais como a Lei das Agroindústrias Artesanais (13.680/18), conhecida como Selo Arte, que desburocratiza a produção e a venda de queijos artesanais e embutidos de origem animal, permitindo a comercialização desses produtos em todo o território nacional; o Projeto de Lei 4395/20 institui a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural, a fim de desenvolver e fortalecer o segmento no Brasil; o Projeto de Lei 4396/2020, estabelece o reconhecimento legal de que a prestação de serviços turísticos rurais é atividade acessória, que integra e complementa o conjunto das atividades agropecuárias ou florestais, dentre outros.

A ansiedade é grande para a sanção final do projeto e Evair tem a certeza que logo irá celebrar, com orgulho, mais uma conquista significativa para nossa querida Venda Nova. “Essa vitória pertence a cada residente, refletindo nossa dedicação incansável e amor pela nossa cidade. Sigamos unidos, trabalhando incansavelmente pelo crescimento e reconhecimento de Venda Nova do Imigrante. Juntos, faremos história!”, finaliza ele.

Fonte: OpniãoES