12 alimentos podem ajudar a melhorar o sistema imunológico das crianças
Uma alimentação saudável, rica e variada é a base do desenvolvimento das crianças. Comidas e refeições caseiras são ótimas aliadas nesse processo, principalmente nos tempos atuais, em que muitas famílias, pela comodidade e falta de tempo, aderiram ao fast food.
De acordo com dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 61% das famílias com crianças ou adolescentes aumentaram o consumo de fast food e refrigerantes.
Por outro lado, profissionais alertam que a alimentação saudável é fator de destaque quando o assunto é sistema imunológico.
Para Dayanna Miranda Camizão, nutricionista, é essencial que os pais estejam atentos à alimentação dos filhos, uma vez que influencia não só na saúde física, como também na saúde mental das crianças.
“É de importância indescritível que os pais estejam atentos e cientes ao que o seu filho consome. Uma dieta regrada, que inclua vegetais, legumes e frutas auxilia no controle de peso, rendimento escolar, aumento da memória e concentração, fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, na prevenção de doenças”, afirma a especialista.
Como a alimentação influencia na imunidade das crianças?
Por meio das vitaminas e sais minerais fornecidos por alimentos saudáveis, é possível manter o equilíbrio do organismo humano.
Desse modo, quando ocorrem infecções, sejam essas bacterianas ou virais, é preciso que o sistema imunológico esteja com um bom funcionamento e é dessa forma que a nutrição beneficia a imunidade.
O sistema imune precisa estar forte para combater os invasores, evitando que a criança fique doente, ou então, caso fique, se recupere mais rápido.
Quais alimentos são indicados para beneficiar o sistema imunológico?
O Instituto Oncoguia forneceu uma tabela na qual cita as principais fontes de nutrientes. Entre os alimentos citados, estão:
Carne vermelha e cereais fortificados: fontes de zinco, que atua no desenvolvimento e no funcionamento das células imunológicas;
Nozes e amêndoas: fontes de magnésio, que regula a função imunológica e aumenta a resposta imune às doenças;
Gema de ovo, mamão, fígado e batata doce: fontes de vitamina A, que atua no desenvolvimento do sistema imunológico, na produção de células de defesa e no aumento da resposta contra vírus e infecções;
Castanha-de-Caju e semente de girassol: fontes de vitamina E, antioxidante responsável pelo aumento de células de defesa;
Iogurte natural e leite fermentado: fontes de probióticos, que são responsáveis pelo aumento de anticorpos e proteção contra infecções.
Reprodução: Folha Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.