Academias populares de Vitória promovem saúde e qualidade de vida

Academias populares de Vitória promovem saúde e qualidade de vida

Praticar exercícios e cuidar da saúde são fundamentais para a qualidade de vida. Em Vitória, os moradores contam com uma série de espaços públicos voltados para a prática esportiva, como as academias populares.

São nove espalhadas pela Ilha, em um leque de atendimento que abrange os bairros São Pedro, Santo Antônio, Resistência, Ilha de Santa Maria, Itararé, Tabuazeiro (que funciona somente no horário noturno), Santa Martha, Horto de Maruípe e Goiabeiras.

“Todas as academias funcionam com a presença de um profissional de Educação Física, sempre em conformidade com as regras e orientações determinadas pelos órgãos de saúde”, afirma o secretário de Esportes e Lazer de Vitória, Sandro Parrini.

Protocolos

Durante as aulas, são adotadas todas as medidas de segurança para prevenção ao coronavírus: número reduzido de alunos, distanciamento social, uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além da recomendação para que os alunos levem a própria hidratação e suas toalhas.

O limite de espaço é de um aluno para cada 10 metros quadrados. “Cada espaço pode ser usado pelos alunos seguindo todos os protocolos, e os professores estão em seus postos prontos para orientações e acompanhamentos”, explica a coordenadora das Academias Populares de Vitória, Tatiana Petronetto.

Atualmente, a prática de exercícios nas academias pode ser realizada somente pelos alunos já matriculados, mas a Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp) informa que, em breve, novas matrículas serão abertas e previamente divulgadas.

Horários

Confirma os dias e horários de funcionamento das nove academias populares da capital:

Horto de Maruípe, São Pedro, Santo Antônio, Santa Martha, Goiabeiras e Ilha de Santa Maria
De segunda a sexta-feira, das 6 às 10 horas e das 17 às 21 horas.

Itararé
De segunda a sexta, das 6 às 10 horas e das 17h20 às 20h20.

Tabuazeiro
De segunda a sexta, das 18 às 22 horas.

Resistência
De segunda a sexta, das 6 às 10 horas e das 17h30 às 20h30.

Reprodução PMV