Ações de enfrentamento à violência doméstica são realizadas nas feiras livres de Vitória

Ações de enfrentamento à violência doméstica são realizadas nas feiras livres de Vitória

As ações de enfrentamento à violência doméstica continuam nas feiras livres da capital nesta semana. Andorinhas, Praia do Suá, Inhanguetá, Joana D´arc, Jardim da Penha, Nova Palestina e Atlântica Ville estão no roteiro do projeto Maria da Penha vai à Feira.

A equipe da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) leva orientações sobre os atendimentos que as mulheres podem procurar em Vitória e reforça a importância de denunciar os casos.

Desde o início da ação, 2.051 mulheres já foram abordadas nas ações.

Abordagem

Segundo a titular da Semcid, Neuzinha de Oliveira, é preciso sempre alertar as mulheres para que elas possam procurar ajuda. “Nos diálogos, apresentamos nossa rede de atendimento. Também passamos informações sobre as diversas formas de violência contra elas, pois precisamos chamar a atenção para a necessidade de mudança da atual realidade”, destacou.

A coordenadora de Políticas de Promoção e Defesa da Mulher da Semcid, Adelina Diniz, ressalta que o objetivo é conscientizar as mulheres da necessidade de buscar ajuda sobre essa questão.

“A sociedade precisa conhecer que há políticas de proteção e meios para efetivar as denúncias, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv) e os telefones 180 (para denúncias anônimas das situações já ocorridas) e 190 (quando a violência estiver acontecendo)”, disse.

Centro especializado

A Prefeitura de Vitória disponibiliza o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv), que presta atendimento nos casos de violência doméstica, familiar e intrafamiliar em razão do gênero.

O serviço visa ao fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar o quadro violento e receber informações para a garantia de seus direitos.

Programação

Dia 10 – Feira noturna de Andorinhas, às 18h30.
Dia 11 – Feira orgânica da Praia do Suá, às 8h.
Dia 11 – Feira noturna de Inhanguetá, às 18h30.
Dia 12 – Feira noturna de Joana D´arc, às 18h30.
Dia 13 – Feira comunitária de Jardim da Penha, às 18h30.
Dia 13 – Feira noturna de Atlântica Ville, às 18h30.
Dia 14 – Feira livre de Jardim da Penha, às 8h.
Dia 15 – Feira livre de Nova Palestina, às 9h.

Serviço

Cramsv – Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Telefones: 3382-5464 / 3382-5465 e 99520-1927
Local: Casa do Cidadão, avenida Maruípe, 2544, Itararé.

Reprodução PMV