Campanha de Multivacinação começa hoje em Vitória

Campanha de Multivacinação começa hoje em Vitória

Durante o mês de outubro, de 01 a 29/10, acontece a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, sendo dia 16 o “Dia D” de Mobilização Nacional.

A Campanha tem como objetivo oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais.

“Devem atualizar o cartão de vacina todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos não imunizados ou com esquemas incompletos. Esta é uma grande oportunidade para os pais colocarem em dia o cartão de vacina dos filhos e reforçar a proteção contra várias doenças”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério.

Vitória conta com 28 salas de vacinação. Para evitar filas e aglomerações, adota o agendamento on-line para marcação de horário de vacinação como uma das estratégias, no entanto o munícipe também pode procurar todas as salas de vacinação de 8 as 17 hs.

O munícipe pode agendar seu horário por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.

No momento da vacinação é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação.

Meningocócica C

Com a decisão do Ministério da Saúde de alterar, temporariamente, a faixa etária de vacinação em crianças com idade até 10 anos que ainda não foram vacinadas, no momento da verificação do cartão de vacina, as equipes também vão aplicar a vacina Meningocócica C (conjugada).

A meningocócica C protege contra o tipo C da doença, que pode evoluir para meningite e outras enfermidades graves causadas pelas bactérias meningocócicas.

Intervalo

O Ministério da Saúde determinou que, a partir do dia 28 de setembro, não haverá mais a necessidade de intervalo de 14 dias na aplicação de doses de outras vacinas em uso no país com a da Covid-19, independentemente do imunizante.

Desta forma, as vacinas poderão ser administradas de maneira simultaneamente com as demais em qualquer intervalo.

 

Reprodução: PMV