Certificação Voluntária para Produção de Lítio Verde no Brasil Recebe Aprovação da Comissão

Certificação Voluntária para Produção de Lítio Verde no Brasil Recebe Aprovação da Comissão

Projeto aprovado tramita em regime de urgência no Plenário

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2809/23, que cria um sistema de certificação voluntária para o “lítio verde” no Brasil.

O lítio é um mineral essencial para produção de baterias de celulares e carros, ligas metálicas e fármacos, entre outras aplicações. O lítio verde é o produzido com a menor emissão de carbono ou rejeitos na natureza.

A proposta é da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e outros. O relator, deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), recomendou a aprovação. O PL 2809/23 tramita em regime de urgência no Plenário.

Competitividade
Passarinho afirmou que produção de lítio gera uma considerável quantidade de dióxido de carbono, que contribui para o aquecimento global. A produção baseada em práticas sustentáveis dará um ganho de competitividade às mineradoras instaladas no País.

“Produtos certificados podem se diferenciar no mercado, atraindo consumidores conscientes que valorizam a sustentabilidade”, disse. O deputado apresentou uma emenda que aprimora o texto.

Sistema
A emenda cria o Sistema Brasileiro de Certificação do Lítio (SBCL). Pelo texto, o certificado deverá informar a intensidade de emissões relativas à cadeia de produção e destinação do lítio. O sistema será de adesão voluntária, podendo ser utilizado para fins de divulgação.

O projeto original previa outros pontos, mantidos pelo relator. Entre eles:

  • o regulamento estabelecerá as condições e os procedimentos para emissão, renovação e cancelamento do certificado; e
  • o certificado poderá ser emitido por projeto ou por empreendimento produtivo;
  • a empresa certificada deverá manter na internet os dados relativos à certificação e à produção do mineral.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei