CMV aprova urgência na votação para criar Frente Parlamentar de Segurança Alimentar

CMV aprova urgência na votação para criar Frente Parlamentar de Segurança Alimentar

A Câmara de Vitória aprovou, nessa segunda-feira (02/08) a urgência na votação do Projeto de Resolução 22/2011 que cria a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar. Dessa forma, o Projeto será apreciado na sessão ordinária de terça-feira (03/08).

A vereadora Karla Coser (PT), proponente do Projeto, defendeu que a criação de uma Frente Parlamentar possibilitaria uma articulação entre os vereadores e garantiria um debate mais apurado sobre o tema.

Camila Valadão(PSOL) apoiou. “O momento pede um espaço para tratarmos especificamente desse tema”, afirmou.

Para o vereador Davi Esmael (PSD) a iniciativa “joga luz na importância de se debater esse tema, mas esse já é um tema da Comissão de Saúde”.

Tribuna Livre – A representante do Conselho Municipal de Alimentar e Nutricional (Consea), Leda Constantino Lima, participou da Tribuna Livre, para falar sobre as Diretrizes da Política de Segurança Alimentar para o Plano Plurianual. Essas diretrizes visam consolidar o Sistema Alimentar e nutricional de Vitória e estimular o Poder Público para o Projeto de Segurança Alimentar.

“As propostas foram elaboradas a partir de sugestões extraídas nas conferências municipais e nas sugestões de técnicos trazidas em reuniões”, explicou Leda. “O documento é uma base para a elaboração do Plano de Segurança Alimentar considerando a sustentabilidade e a inclusão”.

Dentre os princípios do Plano estão: garantir a alimentação adequada ao ciclo de vida, estímulo a hábitos alimentares saudáveis, combate à fome, consumo consciente dos alimentos, a cesso a produtos orgânicos, dentre outros.

Também fez uso da Tribuna Livre a especialista Cláudia Rodrigues, que falou sobre a importância de se fazer políticas públicas para as pessoas com deficiência. Ela denunciou que vários locais não cumprem a cota de 2% a 5% de vagas para pessoas com deficiências.

“Quando um ser humano nasce ele se torna um ser de direito. Sou do Espectro Autista e a causa pela qual luto é que todos os cumpridores de leis e os que fazem as leis olhem para as pessoas com deficiências e que mudem o quadro das pessoas que são contratadas”, disse, se referindo ao não-cumprimento dessas cotas.

“Não estamos pedindo assistencialismo. As leis são para serem cumpridas. A minha voz representa a voz de todos os autistas”, declarou.

Também durante a Sessão Ordinária, o policial Penal Rodrigo de Assis Resende recebeu Menção de Aplauso pelo vereador André Brandino (PSC) pela conquista de campeão estadual de Jiu-jitsu.

Estiveram presentes os vereadores: Davi Esmael (PSD), Aloísio Varejão (PSB); Anderson Goggi (PTB); André Brandino (PSC); Armandinho Fontoura (Podemos); Camila Valadão, (PSOL); Leandro Piquet (Republicanos), Dalto Neves (PDT); Denninho (Cidadania), Duda Brasil (PSL), Karla Coser (PT), Luiz Paulo Amorim (PV); Gilvan da Federal (Patriota) e Maurício Leite (Cidadania).

Confira o que foi apreciado:

Urgência

1 – Projeto de Resolução 22/2021, processo 6990/2021

Autora: vereadora Karla Coser

Ementa: Dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal de Vitória, da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional.

APROVADA A URGÊNCIA

 

1 – Projeto de Lei nº 120/2021, processo 7675/2021

Autor: vereador Armandinho Fontoura

Ementa: autoriza a realização de eventos no âmbito do estado do município de Vitória, desde que todos os envolvidos estejam vacinados com as duas doses contra a Covid-19

RETIRADO DE PAUTA

Reprodução CMV