Confira dicas para curtir o feriadão de carnaval com segurança

Confira dicas para curtir o feriadão de carnaval com segurança
Guarda-Vida no Projeto Praia Acessível

Feriado prolongado é sinônimo de lazer. Praias e estradas lotadas, criançada se divertindo, mergulhos, viagens longas, trânsito intenso, tudo isso pede atenção e cuidados redobrados.

Vitória, que tem inúmeras opções de lazer que vão de praias a museus, e ama receber e tratar bem seus visitantes e moradores, preparou inúmeras dicas para você aproveitar com segurança e sem surpresas desagradáveis os passeios. Confira:

Trânsito

Para que o tráfego urbano ou nas estradas, em viagens logas ou mais curtas, seja seguro, é importante observar e obedecer às leis de trânsito. Além disso, antes de pegar a estrada e durante às viagens é importante avaliar e cuidar das condições de saúde.

  • Bebida e direção não combinam, portanto, se for dirigir não beba;
  • Antes de “pegar a estrada” tenha uma boa noite de sono, isso interfere diretamente na atenção e reflexos do motorista;
  • Obedeça os limites de velocidade. Quem corre muito pode não chegar ao seu destino!
    Faça a revisão do veículo;
  • Se a viagem for loga, faça paradas para garantir a circulação sanguínea de forma a evitar a trombose. Neste caso, é importante, também, se manter bem hidratado.

Crianças

Não é novidade que os pequenos demandam mais atenção e cuidados. Mas, isso não significa que o passeio e diversão com eles não pode ser seguro e agradável. Ver a felicidade estampada no rostinho deles não tem preço. Por isso, aqui vão dicas para a diversão com eles ser fantástica!

  • Escolha roupas adequadas para o dia;
  • Prepare uma malinha com peças extras para o passeio com crianças;
  • Respeite os horários de alimentação e de hidratação;
  • Se for de carro, lembre-se da cadeirinha;
  • Providencie uma forma de identificação da criança (Em Vitória, nas praias, é possível solicitar ao guarda-vidas).

Praia

Para evitar transtornos na praia, veja as orientações da equipe Salvamar de Vitória e evite possíveis afogamentos na cidade.

  • Procure estar à vista dos guarda-vidas. Em caso de princípio de afogamento, a rapidez no resgate é fundamental.
  • Caso não saiba nadar, evite entrar no mar com a água acima da linha do umbigo. Em locais onde existem depressões, os chamados “buracos”, o corpo pode submergir rapidamente e a água, alcançar as vias respiratórias.
  • Pais, estejam sempre atentos aos seus filhos. O maior número de ocorrências atendidas pelos guarda-vidas é de crianças perdidas. Procure as pulseiras de identificação disponíveis nos postos do Salvamar para ajudar a diminuir as chances de que seu filho se perca.
  • Não entre na água após consumo de bebida alcoólica, o álcool causa sonolência, reduz a memória e causa déficit de atenção, que são fatores muito importantes para garantir a segurança no mar e evitar afogamentos.

Salvamar

O Salvamar conta, atualmente, com 80 guarda-vidas. Eles utilizam pulseiras para evitar que crianças e idosos se percam de suas famílias na orla. Atualmente, o Salvamar conta com uma embarcação totalmente restaurada, quadriciclo, pranchões e stand-ups.

A orientação do Salvamar é de que as pessoas frequentem praias onde há postos com guarda-vidas, para garantir a própria segurança ao tomar banho de mar.

Em 2021, foram feitas 30.803 abordagens preventivas e 10.296 solicitações de informações a turistas.

O Salvamar possui 15 postos ativos:

Praia da Direita, na Ilha do Boi;

Praia da Esquerda, na Ilha do Boi;

Curva da Jurema (próximo a um shopping e outro próximo à Praça da Ciência);

Praia da Guarderia (em frente ao deck);

Ilha do Frade;

Praia de Camburi, logo após a ponte;

Praia de Camburi, próximo ao Quiosque 3;

Praia de Camburi, em frente a rua Aristóbulo Barbosa Leão;

Praia de Camburi, próximo à quadra de tênis de praia; Praia de Camburi, entre os dois pieres;

Praia de Camburi, em frente a um hotel desativado; e em frente ao Atlântica Parque.

 

 

 

Reprodução: PMV