Está em vigor o novo decreto que regulamenta a atividade de food trucks em Vitória
Já está em vigor o novo decreto que regulamenta a atividade de food trucks em Vitória. Com certeza você já viu algum por aí, comercializando cachorro-quente, hambúrguer, churros, entre outras delícias.
O termo veio do inglês, mas não custa nada dizer que se trata de veículos que comercializam comida pelas ruas, parques, praças e calçadas da cidade.
Com o novo decreto, um problema antigo ficou para trás. Antes, os comerciantes só podiam ocupar um único local, em apenas dois dias da semana, com a autorização da Prefeitura de Vitória. Agora, o food truck pode ocupar mais de um local, todos os dias, conforme autorização expressa em alvará.
Para Noel Mombrine, de 61 anos, que tem um negócio sobre rodas, essa mudança foi fundamental. “Não conseguíamos criar vínculos com os nossos clientes. Sem contar que a possibilidade de mudar de local ajuda a melhorar o faturamento. Precisávamos dessa autorização para vender franguinho em mais de um ponto da cidade, de forma regular”, comemorou.
O comerciante vende frango frito na praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, há mais de um ano. A atividade gera renda e ajuda no sustento da família. Assim como ele, muitos outros empreendedores comercializam alimentos em locais públicos da capital e precisam ficar atentos às novas regras.
Novas regras
O food truck só pode ocupar espaços públicos com a autorização da Prefeitura de Vitória, como explica o gerente de Negócios Populares e Mercado da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Dermeval Moreira. “Quando o comerciante recebe o alvará, já consta no documento o local e o horário de funcionamento. Não é permitido estar em dois locais no mesmo dia. Cada ponto a ser ocupado exige o pagamento de uma taxa, que pode variar de acordo com a quantidade de dias da semana”.
O gerente faz um alerta: quem ainda não regularizou a atividade junto à PMV precisa fazer isso o quanto antes. “Quem comercializa alimentos em um food truck pode solicitar regularização. Por causa da pandemia, o processo é totalmente virtual. Quem já está em situação regular pode solicitar a autorização para funcionar em mais de um local e nos demais dias da semana”, afirmou.
Para a diretora-presidente da CDTIV, Camila Dalla Brandão, esse foi um passo muito importante para o desenvolvimento econômico de Vitória. “É um segmento promissor para a nossa cidade. A demanda por esse tipo de serviço não para de crescer. O que estamos fazendo é atender às necessidades desses empreendedores para tornar Vitória ainda mais atraente e competitiva do ponto de vista econômico”, disse.
Ela completou: “Hoje, a PMV só permite que os food trucks façam a comercialização de alimentos, mas estamos trabalhando para autorizar a liberação de mais serviços, como barbearias, salões de beleza, pet shops, artesanatos, entre outros. Imagina rodar a cidade e usufruir de todos esses benefícios?”.
Regularize-se!
Se você já tem um food truck ou pretende ter um, fique atento: o veículo só pode comercializar alimentos com a autorização da PMV.
Quem já tem o alvará pode solicitar um novo documento para funcionar em mais um local e nos demais dias da semana, caso tenha interesse. Para quem ainda vai solicitar a autorização, o procedimento é feito de forma virtual.
Basta seguir o passo a passo.
Atendimento
Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com a Gerência de Negócios Populares e Mercado pelo telefone (27) 99651-9408 (Whatsapp) ou por e-mail [email protected].
Há, ainda, a opção do Protocolo do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), por meio do telefone (27) 99639-2613 (Whatsapp) ou do e-mail [email protected].
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.