Exposição no hall da PMV tem Bem-Estar Animal como tema
Quem tem a companhia alegre e carinhosa de animais domésticos precisa saber retribuir com cuidados e responsabilidade. Essa é a chave da exposição “Bem-Estar Animal”, instalada no hall da Prefeitura de Vitória até o dia 31 deste mês. O conjunto de banners trata de atitudes e rotinas importantes para a qualidade de vida dos bichinhos e integra a programação especial pelo Dia Mundial dos Animais e da Natureza, comemorado na segunda-feira (4).
A Gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), Juliana Sardinha, destaca que o local da exposição foi escolhido por ser de grande circulação de pessoas, de forma a alcançar um público bem diversificado. “Queremos sensibilizar a população em geral para a guarda responsável de animais domésticos, ou seja, para as obrigações e responsabilidades relacionadas ao bem estar-do animal, que abrangem suas necessidades físicas, psicológicas e ambientais”, disse.
O Subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Breno Panetto, lembra que muitas iniciativas voltadas para o bem-estar animal estão sendo realizadas ao longo deste ano. “Além dos programas permanentes de educação ambiental que temos desenvolvido, temos uma série de ações que mostram a atenção da atual gestão para o tema da proteção animal, tais como o Decreto Municipal nº 19.816/2021, que instituiu o Programa Vitória da Castração Animal, primeira política pública permanente de controle populacional de cães e gatos do Estado do Espírito Santo. Assim, a exposição busca impactar os munícipes sobre a importância da educação ambiental no processo de transformação e sensibilização com vistas a assumirmos nossos papéis de tutores responsáveis e reduzir o número de animais abandonados”, disse.
Guarda Responsável
Ofereca alimentação adequada (água à vontade e ração), visitas ao veterinário, atenção às vacinas, vermifugação, higiene (banho e tosa, principalmente em períodos quentes) e medicações necessárias, são alguns dos deveres dos guardiões, além, é claro, de carinho e atenção com seus queridos companheiros.
Dê preferência à adoção. Existem muitos cães e gatos abandonados nas ruas ou em abrigos precisando de um lar. Contribua de forma consciente com a mudança deste cenário;
Conheça previamente as características do animal, como tamanho, suas particularidades e espaço físico necessário para sua criação;
Procure castrar seus animais, tanto fêmeas, quanto machos, evitando assim crias indesejadas;
Utilize guias e coleiras adequadas para passear com seu animal doméstico, além de mantê-lo sempre com identificação, caso haja fuga ou desaparecimento (Lei Municipal nº 8121/2011);
Recolha os dejetos fecais do seu animal e leve-o para urinar em locais adequados (Lei municipal nº 8121/2011);
Não abandone seu animal de estimação! Ele irá conviver com sua família por, aproximadamente, 12 anos, envolvendo períodos de férias e feriados prolongados. Isso quer dizer que, durante todo este período, o tutor será responsável pelos recursos necessários para a manutenção do bem-estar do seu tutorado, por meio do cuidado com a saúde física e psicológica do animal (Lei Municipal nº8121/2011).
MAUS TRATOS
As práticas de crueldade geram sofrimento a todos os animais, sejam eles de companhia; utilizados em rituais; na criação de filhotes; na utilização em testes de laboratório no âmbito farmacêutico/cosmético, alimentício, têxtil, entre outros. Todos os animais são “sencientes”, ou seja, sentem fome, sede, dor, medo e sofrimento.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
Em Vitória, a Lei Municipal n°. 8121/2011, estabelece normas para os tutores de animais domésticos e/ou domesticados e proíbe o abandono dos mesmos, tanto em locais públicos, quanto em particulares.
Denuncias e informações, ligue 156.
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.