Guarda Municipal de Vitória apresenta proposta de Plano de Carreira no plenário CMV
Os representantes da Guarda Municipal de Vitória Anselmo de Souza e Glauber Fonseca apresentaram uma proposta de Plano de Carreira para os vereadores da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vitória nessa quarta-feira (11/08). A categoria solicitou que o Parlamento apoiasse e encaminhasse a proposta para o Executivo.
O vereador Leandro Piquet (Republicanos) destacou o trabalho da Guarda. “É impressionante que em todos os lugares o trabalho da Guarda se associa a elogios, a desempenho, à responsabilidade social”, disse. “Protocolamos uma Emenda à Lei Orgânica, que não possuía um capítulo de Segurança Pública. E agora a gente torna a Guarda uma Instituição permanente, órgão do Estado. Já está avançado na Prefeitura, agora precisamos de mobilização do Plenário”, destacou.
Para o vereador Gilvan da Federal, “a realidade da Guarda é clara; há vários anos se tem feito um excelente trabalho, mas a complexidade do trabalho é muito grande e o salário não é condizente com o que se faz. Precisa-se de um Plano de Carreira”, defendeu.
O presidente do Sindagente/ES, Anselmo Mariano de Souza, reforçou que o Sindicato estava apresentando um plano construído a muitas mãos. “Estamos trazendo o anseio dos trabalhadores. Queremos que essa proposta chegue ao Executivo”.
Glauber Pinto da Fonseca, também do Sindagente/ES, apresentou um balanço da situação dos vencimentos da Guarda Municipal de Vitória em comparação com outras categorias. “Não dá para um Guarda sair de casa e se colocar em risco com um valor tão ínfimo como esse”.
“Estamos utilizando esse espaço para apresentar essa proposta construída com a categoria que revisará a Lei de 7368/2008”, explicou Fonseca. “A Lei tem no artigo 12 que a evolução funcional somente se dará se houver previsão orçamentária. Isso não nos dá nenhuma garantia. Desde 2008 não se tem as progressões. Isso não pode acontecer!”
Fonseca apresentou o Plano de Carreira que, dentre outros itens, apresenta uma nova tabela, reconhece as progressões por tempo e qualificação, e a aposentadoria especial.
Para o vereador Luiz Emanuel, “uma proposta aprovada por unanimidade não pode ser ignorada. Contudo, ela tem que ser negociada. Dentro da realidade que vivemos, da pandemia, tenho certeza que o Prefeito deve estar debruçado no assunto para ter serenidade em relação aos custos que ele poderá assumir”, disse.
Dalto Neves concordou. “Fizemos algumas indicações em favor da Guarda e solicitamos ao Secretário de Fazenda que fizesse o impacto financeiro do Plano de carreira de vocês para antecipar essa questão. Podem ter certeza que estou aqui para ajudá-los”.
Gilvan disse que vai protocolar o Plano de Carreira e dialogará com o prefeito.
Estiveram presentes os vereadores: Gilvan da Federal (Patriota), Luiz Emanuel (Cidadania), Leandro Piquet (Republicanos).
Reprodução CMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.