Guarda Municipal de Vitória apresenta proposta de Plano de Carreira no plenário CMV

Guarda Municipal de Vitória apresenta proposta de Plano de Carreira no plenário CMV

Os representantes da Guarda Municipal de Vitória Anselmo de Souza e Glauber Fonseca apresentaram uma proposta de Plano de Carreira para os vereadores da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vitória nessa quarta-feira (11/08). A categoria solicitou que o Parlamento apoiasse e encaminhasse a proposta para o Executivo.

O vereador Leandro Piquet (Republicanos) destacou o trabalho da Guarda. “É impressionante que em todos os lugares o trabalho da Guarda se associa a elogios, a desempenho, à responsabilidade social”, disse. “Protocolamos uma Emenda à Lei Orgânica, que não possuía um capítulo de Segurança Pública. E agora a gente torna a Guarda uma Instituição permanente, órgão do Estado. Já está avançado na Prefeitura, agora precisamos de mobilização do Plenário”, destacou.

Para o vereador Gilvan da Federal, “a realidade da Guarda é clara; há vários anos se tem feito um excelente trabalho, mas a complexidade do trabalho é muito grande e o salário não é condizente com o que se faz. Precisa-se de um Plano de Carreira”, defendeu.

O presidente do Sindagente/ES, Anselmo Mariano de Souza, reforçou que o Sindicato estava apresentando um plano construído a muitas mãos. “Estamos trazendo o anseio dos trabalhadores. Queremos que essa proposta chegue ao Executivo”.

Glauber Pinto da Fonseca, também do Sindagente/ES, apresentou um balanço da situação dos vencimentos da Guarda Municipal de Vitória em comparação com outras categorias. “Não dá para um Guarda sair de casa e se colocar em risco com um valor tão ínfimo como esse”.

“Estamos utilizando esse espaço para apresentar essa proposta construída com a categoria que revisará a Lei de 7368/2008”, explicou Fonseca. “A Lei tem no artigo 12 que a evolução funcional somente se dará se houver previsão orçamentária. Isso não nos dá nenhuma garantia. Desde 2008 não se tem as progressões. Isso não pode acontecer!”

Fonseca apresentou o Plano de Carreira que, dentre outros itens, apresenta uma nova tabela, reconhece as progressões por tempo e qualificação, e a aposentadoria especial.

Para o vereador Luiz Emanuel, “uma proposta aprovada por unanimidade não pode ser ignorada. Contudo, ela tem que ser negociada. Dentro da realidade que vivemos, da pandemia, tenho certeza que o Prefeito deve estar debruçado no assunto para ter serenidade em relação aos custos que ele poderá assumir”, disse.

Dalto Neves concordou. “Fizemos algumas indicações em favor da Guarda e solicitamos ao Secretário de Fazenda que fizesse o impacto financeiro do Plano de carreira de vocês para antecipar essa questão. Podem ter certeza que estou aqui para ajudá-los”.

Gilvan disse que vai protocolar o Plano de Carreira e dialogará com o prefeito.

Estiveram presentes os vereadores: Gilvan da Federal (Patriota), Luiz Emanuel (Cidadania), Leandro Piquet (Republicanos).

Reprodução CMV