Importância dos exercícios físicos é tema de debate na Câmara Municipal de Vitória
A comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vitória se reuniu com membros da Associação das Academias do Espírito Santo (ACADES) para debater sobre a necessidade de se manter esses locais abertos durante a pandemia.
O presidente da Comissão, Anderson Goggi (PTB) apontou a dificuldade que a pandemia tem imposto à sociedade e a tristeza de se ver tantas vítimas da Covid-19. Ele informou que a Prefeitura contratou 26 médicos em caráter emergencial para atender á demanda, o que foi parabenizado por todos os vereadores presentes.
Carlos Adrião, presidente da Associação das Academias do Espírito Santo (Acades), se solidarizou com o momento que a cidade está passando. “Sabemos da importância da solicitação (de se fechar as academias), mas sabemos também o valor que tem a ligação do aluno com o professor e com a academia. É difícil fazer o aluno sair do sofá e voltar para a academia. A parte que deve ser parada é a das aulas coletivas. Pedimos que se escute os profissionais e os clientes da academia. Se você os escutar, vai ver que eles se sentem seguros na academia”, afirmou.
Para Eliane Gonçalves, profissional de educação física e professora universitária a atividade física orientada por um professor é muito importante. Ela afirmou que essa prática protege as pessoas do vírus e ajuda amenizar os sintomas de muitas doenças. “A prática do exercício pode levar a termos uma população mais saudável. A academia aberta não é somente a prática do exercício físico, mas uma questão de saúde pública”, disse.
Ivan Arquini e Marcos Frizzera, diretor da Acades, também ressaltaram a necessidade de se manter as academias abertas, e reconhecê-las como atividade essencial. “A academia não é um centro de propagação do vírus e sim, um centro de saúde. Tratamos as pessoas com muito carinho”, assegurou Marcos.
Leon Sayegh, diretor da Acades, lembrou as modificações que foram feitas para aumentar a segurança nesses espaços. “Desafio a quem for contra a abertura das academias, a descobrir quantas pessoas se contaminaram nas nossas academias”, disse.
O vereador Davi Esmael se propôs a dialogar melhor acerca das restrições que foram propostas, porque, no entendimento dele, há alguns excessos.
Estiveram presentes os vereadores: André Brandino (PSC), Duda Brasil (PSL), Anderson Goggi (PTB), Gilvan da Federal (Patriota) e Armandinho Fontoura (Pode) e Davi Esmael (PSD).
Reprodução CMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.