Mais de 1.900 vagas disponíveis para a população para educação infantil

Mais de 1.900 vagas disponíveis para a população para educação infantil
Retorno as aulas ano letivo 2021

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica. Em Vitória, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) atendem crianças de seis meses a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola. As famílias da capital que estejam em busca de uma vaga, devem se dirigir à unidade de ensino mais próxima de cada e fazer o cadastro: são 1.961 vagas em todas as regiões do município.

São 1.305 vagas para crianças em idade de creche, ou seja, para turmas dos grupos 1, 2, 3 e 4. E há ainda 656 vagas disponíveis para pré-escola, que são as turmas dos grupos 5 e 6. Atualmente, são 15.810 crianças matriculadas na Educação Infantil da capital.

Para 2022, a Seme ainda está realizando o planejamento do fluxo escolar. O quantitativo de novas vagas será publicado na portaria de matrículas, prevista para o final de novembro.

“Zerar a fila de espera na Educação Infantil é um dos compromissos da gestão. Para isso, é necessário que as famílias procurem a rede, façam o cadastro, para que a Secretaria de Educação saiba qual a real demanda em cada região de Vitória. Por conta da pandemia, muitas famílias deixaram de procurar o Cmei. Mesmo que a vaga não seja para agora, de início imediato, a orientação é que o cadastro seja feito”, orientou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Como fazer a matrícula

O cadastro para solicitação de vagas na rede municipal de ensino fica aberto o ano inteiro, na capital. As famílias devem procurar o Centro Municipal de Educação Infantil mais próximo de sua casa e fazer o registro da demanda por vaga a qualquer tempo.

É preciso levar documento de identidade do adulto que for fazer a solicitação (mãe, pai ou responsável), além da certidão de nascimento e da carteira de vacinação da criança, bem como o comprovante de residência.

Prioridade

A ordem de prioridade para a vaga solicitada é definida a partir do endereço apresentado no comprovante de residência da família. A indicação é sempre para a unidade de ensino mais próxima, mas a família pode indicar outras unidades de ensino de interesse, que entrarão como prioridade média ou baixa, dependendo da distância, no cadastro realizado.

 

Reprodução: PMV