Ordem de serviço aprovada para melhorar a balneabilidade na praia da Guarderia

Ordem de serviço aprovada para melhorar a balneabilidade na praia da Guarderia

Uma solução muito aguardada pelos frequentadores da praia da Guarderia, na Curva da Jurema. O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou, na manhã desta sexta-feira (23), a ordem de serviço para uma obra que vai melhorar a balneabilidade no local.

A intervenção no sistema de drenagem da Guarderia consistirá na instalação de um duto, que conduzirá as águas da elevatória de águas pluviais (que é uma estação de bombeamento para retirar águas de região baixa) à elevatória de esgoto, ambas na avenida Saturnino de Brito, retirando, assim, o lançamento irregular de esgoto no local, que hoje chega à praia pela rede de drenagem municipal. A destinação final será a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mulembá, no bairro Joana D´Arc.

Uma força-tarefa envolvendo a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), a Secretaria Municipal de Obras (Semob), a Central de Serviços e a Cesan trabalhou para identificar a origem do esgoto que caía na rede de drenagem pluvial do município.

Desenvolvimento sustentável

“É uma premissa da nossa gestão o desenvolvimento sustentável. Junto à Cesan e numa força tarefa entre diversas secretarias, unimos esforços para verificar em toda a região, quais os condomínios e imóveis tinham ligações irregulares. Esse é mais um compromisso de campanha, algo que foi pactuado com a nossa cidade e está sendo cumprido. Aos moradores de Vitória, reitero: ‘vamos continuar lutando pela preservação do meio ambiente'”, declarou Lorenzo Pazolini.

Além da identificação de edifícios que mantinham a ligação irregular de esgoto nessa rede, constatou-se que a própria infiltração de água do lençol poderia ser, também, a origem da contaminação das águas pluviais que desembocam na Guarderia. Os edifícios também foram notificados para que façam a ligação do esgoto na rede correta.

“Trabalhamos intensamente para descobrir a origem do esgoto que chega à praia da Guarderia. É uma demanda antiga dos moradores e frequentadores do local, que será atendida por essa intervenção. A obra vai melhorar a balneabilidade do local e, consequentemente, as condições ecológicas e de saúde pública”, explica o secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Trabalho conjunto

O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Marcelo de Oliveira, destaca o trabalho conjunto para que essa solução fosse encontrada. “Unimos esforços para encontrar a solução de um problema que há muito tempo vem impactando na balneabilidade desse ponto”, afirma.

Para o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, esta vai ser uma obra que resolverá, de forma eficiente, a melhoria da qualidade da água da praia da Guarderia. A previsão é que as obras sejam concluídas em quatro dias úteis.

Reprodução PMV