PGR requer que Bolsonaro e aliados sejam presos por suspeita de golpe de estado

A Procuradoria-Geral da República (PRG) solicitou nesta segunda-feira (14) que o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados sejam condenados à prisão por terem supostamente articulado uma tentativa de golpe de estado.
O documento prevê a condenação de Jair Bolsonaro; do ex-comandante da Marinha Almir Garnier; do ex-ajudante de ordens Mauro Cid; e dos ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira.
De acordo com o pedido, os crimes teriam sido liderados por Bolsonaro, abrangendo figuras das Forças Armadas e dos órgãos de inteligência. Segundo o documento, eles teriam implementado um plano “progressivo e sistemático de ataques às instituições democráticas”, a fim de prejudicar a posse presidencial após as eleições de 2022.
Mauro Cid é citado como delator premiado, recebendo por isso alguns benefícios como redução da pena. Para o benefício completo, no entanto, Cid deve ter permanecido integralmente fiel ao processo, sem manter contato com os demais réus.
(Fonte: Exame. Imagem: Agência Brasil)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.