Praia Limpa: Projeto ajuda a concientizar moradores e turistas com ações na capital

Praia Limpa: Projeto ajuda a concientizar moradores e turistas com ações na capital

O trabalho de sensibilização junto à população quanto ao respeito ao meio ambiente e de limpeza das praias continua neste fim de semana em Vitória. O Projeto Praia Limpa esteve no sábado (29), a partir das 8 horas, na Praia de Camburi, o ponto de encontro foi no Atlântica Parque.

No domingo (30), a ação foi na Prainha de Santo Antônio, sendo o ponto de encontro a Academia Popular. Este fim de semana marcará o encerramento da temporada 2022 do Praia Limpa, cujas atividades começaram no dia.

Sábadoa

A abordagem educativa aos frequentadores e usuários da praia com cartazes ilustrativos, além de limpeza na praia e embarcada. O mascote “Atena” (Coruja Buraqueira), do Projeto Vitória da Restinga, participará de atividades lúdico-educativas.

Houve, ainda, o jogo “Tempo de decomposição dos resíduos”, exposição de maquete, orientação sobre o mosquito da dengue e mosaico com resíduos coletados na praia e ilhas.

Além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), da Vigilância Sanitária e da Secretaria Central de Serviços, são parceiros e voluntários da ação: Projeto Vitória da Restinga, Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas do Poder Judiciário do Espírito Santo (Vepema), Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Instituto Unimed, Projeto Pegada e Associação Comunitária de Jardim Camburi (ACJAC).

Domingo

No domingo, a abordagem educativa aos frequentadores e usuários da praia, limpeza e recolhimento de resíduos na areia da Prainha e orla de Santa Antônio, além do jogo “Tempo de decomposição dos resíduos”. O mascote “Atena” também participará de atividades, assim como a Companhia de Bonecos Tio Diu. Exposição de maquete e orientação quanto ao mosquito da dengue e mosaico com resíduos coletados completam o dia.

São parceiros e voluntários da ação: Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas do Poder Judiciário do Espírito Santo (Vepema), Projeto Base da Chapada, Turismo Comunitário, Horta Comunitária de Santa Teresa, Projeto Vitória da Restinga e Companhia de Bonecos Tio Diu.

Nos dias 22 e 23, foi retirada quase uma tonelada de lixo das praias da Ilha do Frade e de Jesus de Nazareth, em uma ação que contou com atividades educativas, sensibilização de motoristas e até mesmo com plantio de espécies nativas da flora desses ecossistemas.

O projeto

O projeto, que é realizado há mais de 20 anos, consiste em abordagens educativas aos banhistas, frequentadores, proprietários e funcionários de quiosques e bares próximos às praias, além de atividades que mobilizam o público de todas as idades.

Entre os temas abordados, estão: a importância do descarte correto de resíduos, guarda responsável de animais domésticos e a compreensão das placas de balneabilidade nos 26 pontos de monitoramento da qualidade da água em Vitória.

Educadores ambientais da Semmam e voluntários parceiros também orientam sobre a importância da preservação da restinga, uma vegetação protegida por lei.

Em Vitória, há um trabalho de recuperação desse ecossistema, que está valorizando ainda mais o ambiente de praias. Por isso, é proibido fazer churrasco, jogar lixo, andar sobre essa vegetação, retirar mudas ou estacionar qualquer tipo de veículo sobre a restinga.

 

 

Reprodução: PMV