Prefeitura de Vitória inicia ações sobre a andada do caranguejo-uçá
Uma abordagem educativa junto a consumidores e comerciantes na feira livre de Santo Antônio, nesta quarta-feira (09), a partir das 8 horas, marca o início das ações de sensibilização sobre o quarto período de andada do caranguejo-uçá, que começa no próximo dia 17 e vai até o dia 23 de fevereiro.
Ainda nesta semana, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vai percorrer as feiras livres da Praia do Canto, Jardim Camburi e Goiabeiras.
Como parte do conjunto de ações de sensibilização, está a exposição “Manguezal: múltiplos olhares”, no Parque Botânico da Vale. Para entrar, é preciso agendamento, que pode ser feito no link http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Paginas/visita-presencial-ao-parque-botanico-vitoria.aspx.
Andada é o período reprodutivo em que caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. No período, ficam proibidos captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização da espécie nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Mais de 4 mil pessoas abordadas em ações educativas
Desde o primeiro período de andada do caranguejo-uçá, na primeira quinzena de janeiro, mais de 4 mil pessoas já foram abordadas de forma direta e indireta pelos educadores ambientais da Gerência de Educação Ambiental.
Entre as atividades desenvolvidas, estão: formação virtual para voluntários do Projeto Praia Limpa, abordagem educativa em quiosques, bares, restaurante e equipamentos públicos da PMV, divulgação em ônibus que circulam pela cidade e na rede hoteleira da cidade, divulgação nas redes sociais da PMV e em mídia espontânea.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.