Prefeitura orienta cuidados que as famílias devem ter na volta às aulas na Capital
Para que o retorno às aulas presenciais ocorra de maneira segura, é preciso manter uma rotina de cuidados visando à prevenção do coronavírus. São os chamados protocolos de biossegurança, como uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e uso de uma garrafinha para beber água na escola.
“A escola segura no retorno presencial é uma responsabilidade de todos: da Secretaria de Educação, das escolas, dos estudantes e também das famílias”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) orienta que, em casa, pais, mães e responsáveis devem observar se o estudante apresenta febre (temperatura acima de 37,8 graus) e outros sintomas da Covid-19, como tosse, coriza, falta de ar, dor na garganta, diarreia, perda de olfato ou paladar. Nesses casos, ele não deve ser levado à escola e a família precisa buscar atendimento médico.
É preciso comunicar imediatamente à direção da escola qualquer sintoma da doença percebido em casa, além de caso suspeito ou confirmado tanto no estudante quanto em outro membro da família.
Cuidados
A higiene do estudante e do material escolar, bem como do uniforme, é de responsabilidade da família. As máscaras que serão entregues pela escola precisam ser lavadas todos os dias, após o uso. A família será a responsável por enviar uma máscara limpa para troca após duas horas de permanência na escola.
Os alunos que estudam um turno (de manhã ou à tarde) receberão duas máscaras da Seme. Já os alunos que estudam em tempo integral receberão quatro máscaras.
O material escolar deve ser de uso exclusivo do estudante, que deverá ter na mochila somente os objetos necessários às aulas.
A Secretaria de Educação recomenda ainda que as famílias deixem com o estudante uma garrafinha ou um copo plástico para beber água na escola. Se possível, prender os cabelos longos dos estudantes para evitar toques no rosto.
Calendário
O retorno das atividades presenciais está condicionado ao Mapa de Risco divulgado pelo Governo do Estado, que permite aulas presenciais em cidades consideradas em risco baixo ou moderado.
Veja o calendário na rede municipal de ensino:
• 22 de fevereiro: retorno das aulas para todos os alunos da rede, Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em modelo remoto emergencial, por meio do AprendeVix.
• 1º de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e das turmas da EJA.
• 15 de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).
• 29 de março: retorno presencial das turmas da Educação Infantil, grupos 5 e 6.
Reprodução PMV
Foto: Reprodução
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.