Secretaria da Educação de Vitória recebe exposição de alunos de escola da rede municipal
Há registros de autorretratos sendo produzidos desde os tempos do Egito Antigo. Antes da existência da fotografia, diversos artistas pintaram a si mesmos em telas. Hoje, a prática mais conhecida de representar a si mesmo é por meio das famosas “selfies”, facilmente encontradas nas redes sociais.
A partir desta quarta-feira (28), a Secretaria de Educação de Vitória receberá uma exposição de autorretratos. Os artistas são os estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Anacleta Schneider Lucas, que fica no bairro Fonte Grande.
A ideia do trabalho, segundo a professora de Artes Sthael Pestana Follador, surgiu dos conteúdos desenvolvidos com as turmas sobre retrato e autorretrato.
“Percebi que muitos estudantes tinham autoestima muito baixa, e a pandemia contribuiu muito para essa situação também. Aproveitamos o conteúdo para melhorar isso, apresentando conteúdo sobre diversos artistas e seus retratos, como Leonardo da Vinci e a sua Mona Lisa, bem como os autorretratos”, contou.
Técnica
As duas turmas do 4º ano da Emef Anacleta foram envolvidas no projeto, seguindo todos os protocolos de biossegurança. Primeiro, foram feitas fotos de cada um dos estudantes. Depois, com a imagem de si mesmos em mãos, o trabalho ganhou cores.
A técnica utilizada foi a fotografia mesclada com pintura, utilizando maquiagem e o pó da ponta dos lápis de cera e de cor. “Eles estavam com muita vontade de aprender e o resultado foi maravilhoso, todos participaram, foi um projeto de muito envolvimento dos estudantes”, avaliou a professora.
A exposição ficará na Seme até o dia 21 de agosto.
Reprodução PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui