Situação de empregados domésticos no Brasil é discutida pela Comissão de Legislação Participativa
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados avalia, na terça-feira (21), como está a situação dos trabalhadores domésticos dez anos após a promulgação da PEC das Domésticas, como ficou conhecida a Emenda Constitucional 72.
Essa emenda, de 2013, garantiu alguns direitos para categoria, como seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e pagamento de horas extras A regulamentação desses direitos, no entanto, só veio dois anos depois com a Lei Complementar 150/15.
Sem carteira assinada
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dez anos, o número de empregadas domésticas diminuiu, e o de diaristas cresceu. A crise econômica e a pandemia de Covid-19 agravaram ainda mais o cenário da categoria.
Atualmente, três em cada quatro trabalhadoras domésticas no Brasil trabalham sem carteira assinada. Uma das razões é o fato de a diratista não ter carteira assinada.

Hora e local
O debate foi sugerido à comissão pelo Instituto Doméstica Legal e será realizado a partir das 10 horas, no plenário 3.
Veja quem foi convidado para participar da audiência, que poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

As informações, artigos, notícias, análises e demais conteúdos disponibilizados neste portal são produzidos por sua equipe editorial e por colaboradores convidados.
Os autores são responsáveis pelas informações, opiniões e interpretações apresentadas em seus respectivos conteúdos. Embora seja realizada moderação editorial, a publicação de determinado conteúdo não representa necessariamente o posicionamento institucional deste portal.
Caso identifique conteúdo inadequado, informações incorretas ou material que possa violar direitos de terceiros, entre em contato com nossa equipe para que a situação seja analisada. Se necessário, as medidas cabíveis serão adotadas. Faça contato no FALE CONOSCO flutuante ao lado.





